O QUE É ORAÇÃO?

CAPELA DE ORAÇÃO

A ORAÇÃO ilumina e fermenta toda a nossa vida e nos faz crescer internamente. Deus se torna Alguém em nossa vida. A ORAÇÃO é tão necessária em nossa vida espiritual quanto respirar em nossa vida corporal, Santa Teresa do Menino Jesus dizia que:

Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado para o céu, é um grito de gratidão e de amor, tanto no meio da tribulação como no meio da alegria.

CARACTERÍSTICAS DA ORAÇÃO

  •  A ORAÇÃO se dirige a Deus e não necessita de muitas palavras: ele sabe o que acontece conosco;
  • A ORAÇÃO deve ser persistente: tenha paciência em estabelecer este diálogo com Deus;
  • A ORAÇÃO deve ser insistente: não abandone na primeira vez, mas insista;
  • Na ORAÇÃO é preciso ser humilde: é enriquecer a partir da nossa pobreza para abrir-nos à riqueza de Deus;
  • A ORAÇÃO é poderosa: podemos observar na Igreja que muitas causas impossíveis são alcançadas pela oração
  • A ORAÇÃO é confiante: orando temos a certeza de que Deus não nos faltará e isso deve transformar nossas vidas.
  • A ORAÇÃO deve ser sempre precedida de perdão: antes de orar devemos limpar nossos corações…
  • A ORAÇÃO é necessária para não cairmos em tentação: fortalece-nos para vivermos sempre perto de Deus

CONSELHOS PARA ORAR

  •  Quando começamos a ORAR, é muito conveniente fazer um exercício de reflexão para preparar o nosso coração. Esta reflexão consiste basicamente em parar por um momento para pensar sobre o que você vai fazer e com quem você vai falar.
  • Dedique alguns minutos por dia em ORAÇÃO PESSOAL. Assim como dormimos, comemos, trabalhamos e descansamos, a oração deve fazer parte de nossa vida diária.
  • Defina um horário específico para ORAR todos os dias. Você pode ter problemas para acompanhar no início, mas se perseverar e for consistente, verá que com o tempo isso se tornará parte de sua vida diária.
  • Participe de grupos de oração e encontre-se com outras pessoas que compartilham sua fé. Reúna-se com sua família. Orar juntos fortalecerá e incentivará você a continuar esta prática. da mesma forma, Deus se alegra quando seus filhos se reúnem em seu nome.
  • Além de ORAR em um horário específico, ore silenciosamente ao longo do dia. Fale a Deus sobre suas esperanças, medos e pensamentos. Fale com Ele como se estivesse falando com um amigo e não hesite em contar-lhe tudo o que acontece com você durante o dia.
  • Não ORE apenas pelas suas necessidades, mas também pelas dos outros, por sua família, amigos, pessoas que o machucaram, a sociedade, o país e o mundo. Não se esqueça de ser grato a Deus e louvá-lo por todas as suas qualidades.
  • Deus conhece o seu coração; então não adianta mentir para ele ou disfarçar suas verdadeiras intenções. Ao ORAR, seja honesto com Ele e peça perdão por seus pecados, mas também evite cair neles novamente. O amor de Deus é infinito, mas você também não deve continuar errando.
  • ORE com fé. A oração funciona quando alguém realmente acredita no poder de Deus. Não repita as mesmas palavras todos os dias, se elas não têm significado para você.

 ATOS PREPARATÓRIOS PARA ORAR

ATO DE FÉ
Eu creio firmemente que há um só Deus, em três pessoas realmente distintas, Pai, Filho e Espírito Santo. Creio que o Filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar, e que ao terceiro dia ressuscitou. Creio tudo o mais que crê e ensina a Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana, porque Deus, verdade infalível, lho revelou. E nesta crença quero viver e morrer.

ATO DE ESPERANÇA
Eu espero, meu Deus, com firme confiança, que pelos merecimentos de meu Senhor Jesus Cristo, me dareis a salvação eterna e as graças necessárias para consegui-la, porque vós, sumamente bom e poderoso, o haveis prometido a quem observar fielmente os vossos mandamentos, como eu proponho fazer com o vosso auxílio.

ATO DE CARIDADE
Eu te amo Senhor porque você é infinitamente bom. Quero te amar com toda minha inteligência, com toda minha vontade, com todo meu coração e com todas as minhas forças. Quero te amar como você me amou, com um amor feito de esforço e dedicação. Eu ofereço a você esta meditação como uma manifestação de meu amor. Fique comigo durante a meditação e ao longo do dia.

ATO DE HUMILDADE
Á Vós confessei, ó Deus de minha salvação, que outrora esperei nas minhas forças próprias, que não eram forças, e quando quis correr nos vossos caminhos, tanto mais escorregava e caía quanto mais julgava que permaneceria de pé, inabalável.
Retrocedi em vez de progredir, e perdi totalmente o que erradamente imaginava conseguir. É assim que me provais as forças. Iluminado por Vós, conheço agora que, quanto mais julgava poder sem Vós, menos podia.

ATO DE ENTREGA
Eu me consagro mais uma vez a Ti, Senhor. Aqui está minha boca para falar as palavras que você quer que eu fale; você tem meus pés para me levar aonde quer que eu vá; você tem minha mente para pensar o que você quer que eu pense. Eu te ofereço meu coração para que você ame em mim todos os homens que encontro hoje.

ATO DE GRATIDÃO
Agradeço-te, Senhor, por me teres criado, por me teres chamado à fé católica. Agradeço especialmente por todas as vezes que você me protegeu e não me deixou cair no pecado. Agradeço antecipadamente pelos frutos que desejo colher nesta meditação.

Fontes
CATHOLIC.NET
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
Imagem: Pixabay