Neste sexto domingo do Tempo Comum, somos convidados a meditar que Deus criou o ser humano para decidir sobre as escolhas que faz. Mas, nem sempre a pessoa sabe utilizar a própria liberdade para optar pelo bem e pela edificação de si e dos outros. E as escolhas que fazemos têm suas consequências e seremos responsáveis por elas. As leituras e o Evangelho de Mateus deste domingo resumem a relação de Jesus com as Leis.
E também neste dia da ressurreição do Senhor, prestamos uma justa homenagem para o Padre Janivaldo Alves dos Santos. De grande humildade e caridade, o senhor serve incansavelmente a Deus, que lhe deu diversas provas do seu amor e clareza do chamado para a vida religiosa. Um Padre missionário, que veio para a cidade de Santos, nos ensinar a grande virtude de viver e de servir e amar com alegria e simplicidade a Deus Pai, que é misericordioso.
Nossa gratidão pelos 29 anos de sua ordenação sacerdotal, no dia 05 de Fevereiro de 2023. Que o senhor, por muitos anos esteja sempre alegre e feliz, anunciando e testemunhando a Palavra de Deus, com a missão de retirar a humanidade do reino das trevas, e introduzi-la no reino da luz. E hoje, nesta Santa Missa, ao lado dos seus familiares, o senhor está encerrando o seu ciclo de trabalho, em sua passagem pela cidade de Santos.
Padre Janivaldo, muitas vezes somos surpreendidos por fatos que acontecem em nossa vida, independentemente de nossa vontade ou desejo, quando temos uma missão a ser cumprida. O senhor foi ordenado Sacerdote em 05 de Fevereiro de 1.994. São 29 anos, equivalentes a 10.585 dias. E quase 1.000 dias, foram vividos no Imaculado Coração de Maria, em Santos. Nestes dois anos e meio, desde Agosto de 2020 nós tivemos a graça de sua presença em nosso meio, e lhes somos profundamente agradecidos, por momentos inesquecíveis e de tantas realizações, conquistas e de grandes alegrias, que estreitaram e reforçaram os laços de amizades, fazem recordar o espírito de partilha, união e solidariedade.
Tantas foram as realizações que se tornaram suficientes para gravar eternamente o seu nome na história do Imaculado Coração de Maria, em Santos. Durante a sua estada em Santos, o senhor exortou-nos a praticar e preservar os rituais e mandamentos da Igreja em nossas vidas e sempre nos encorajou para que fossemos missionários em nossos lares, assim como em nossos locais de trabalho. e nos ambientes da sociedade em que vivemos.
Deixamos aqui o nosso profundo agradecimento por tudo de bom que o senhor fez por nós, pela nossa comunidade sempre com muito amor, pelas pastorais, pelas nossas famílias, amigos, pelos adolescentes, jovens, adultos e pelas crianças, com as quais o senhor tanto conviveu, alegremente.
Que Deus na sua infinita bondade e misericórdia ilumine os seus “novos caminhos”. A saudade vai ficar, mais saiba o senhor que a sua felicidade é também a nossa alegria. O senhor que é um amigo, um irmão, um companheiro, é um extraordinário orientador espiritual. O senhor foi, é, e sempre será o Padre alegre e feliz, e muito mais do que um Sacerdote e Pastor, será um pai para nós paroquianos. Tenha a certeza que jamais o esqueceremos. E estará sempre presente em nossas orações.
O senhor é um Padre especial, pela sua dedicação, carinho e respeito pelos paroquianos. O seu testemunho de vida e os seus conselhos ficarão guardados em nossos corações, como sementes plantadas que dão frutos, cuidadas, regadas e alimentadas, pelo seu carisma, amizade, amor e fé. Dotado de um grande carisma espiritual, aproximou-nos mais de Deus na Sagrada Escritura. Ensinou-nos a participar de cada Santa Missa, como se fosse a nossa primeira e última participação.
E pelo seu exemplo, dedicação, paciência, persistência, tal qual como bom pastor, buscou e resgatou várias ovelhas que estavam dispersas e longe da Paróquia. E a sua presença em nossa comunidade, nos trouxe paz, luz, conforto e esperança, com a graça de Deus.
Querido Padre Janivaldo, a amizade não se compra e não se vende, mais, saiba o senhor que os verdadeiros amigos ficam no nosso coração, com marcas eternas. Muitas foram as experiências compartilhadas, no caminho até aqui percorrido na cidade de Santos. Muitas visitas as famílias, os aniversários, as celebrações realizadas em diversas Paróquias da Diocese de Santos, as bênçãos, os momentos de oração e de lazer, as suas caminhadas diárias, a as suas corridas e pedaladas diárias na orla de Santos, a participação em eventos importantes e tradicionais como a corrida dos 10 Km) sejam a alavanca para a sua caminhada de perseverar na fidelidade a Deus, com saúde e alegria em seu coração, mediante a pratica da caridade. Tu és um Sacerdote para sempre.
Enfim, rogamos a Deus que o senhor continue cumprindo sua jornada em sua caminhada de evangelização por muitos anos, na Eucaristia, na participação e na missão, sendo um incansável missionário na Ordem dos Padres Claretianos, por onde passar, apresentando-se como um servo por amor a Jesus, a exemplo de Cristo que não veio para ser servido, mais para servir. Não diremos adeus e sim um até breve. O senhor estará sempre em nossas orações.
Receba um carinhoso e fraternal abraço de toda Comunidade do Imaculado Coração de Maria!
Sua benção querido Padre!