Celebramos no dia 30 de dezembro com alegria a festa da Sagrada Família, contemplando nela o modelo para as nossas famílias. E somos convidados a imitar as virtudes e o amor presentes nas convivências entre Jesus, Maria e José. Que os valores que conduzem a família de Nazaré se solidifiquem em nossos lares e também em nossa comunidade.
E neste dia também prestamos uma justa homenagem ao PADRE JANIVALDO ALVES DOS SANTOS, Vigário Paroquial do Imaculado Coração de Maria, da cidade de Santos, pelo seu aniversário. A alegria faz parte de sua vida sacerdotal. Um homem e um Padre apaixonado pela sua vocação, por Jesus Cristo, e pelo povo de Deus. E com muito amor em seu coração, sempre nos fala de suas lembranças e recordações de sua caminhada sacerdotal, assim como de sua própria família. O senhor está sempre feliz!
Em nosso convívio fraterno de mais de dois anos, percebemos que o senhor veio para a cidade de Santos, nos ensinar a grande virtude de viver com alegria, e de servir e amar com simplicidade, carinho, dedicação e amor incondicional aos paroquianos algo natural em sua vida. Agradeçamos e louvemos ao Pai por nos ter dado Maria como Mãe e alimentemo-nos com o corpo de seu Filho para sermos, com ela, vencedores do mal.
Nestes 58 anos completados em (30/12) e ao longo de quase 29 anos de vida sacerdotal realizada em 05/02/1.994. Por onde o senhor passou e foram muitos lugares devido a obediência prometida, certamente, deixou muitos amigos. Sempre faz narrativas sobre os seus desafios e as suas experiências que viveu durante muitos anos em sua missão em terras brasileiras ou em outros países como na África, em Moçambique, onde viveu muitas aventuras de fé, por mais de 10 (dez ) anos consecutivos.
Quantas vezes o senhor com muita preocupação e emoção, o senhor nos falava que mais da metade da população de Moçambique vive na pobreza, em um cenário de muitas dificuldades, e múltiplos fatores de acesso a saúde, a educação, e ainda aonde em alguns locais a pessoa tem que andar mais de 30 minutos, para ter acesso a água potável. E o senhor sempre presente caminhando constantemente para anunciar e testemunhar a Palavra de Deus.
E com alegria contagiante, sempre demonstrou a sua preocupação em construir um futuro melhor e ter como missão hoje, amanhã e sempre de levar aos irmãos e irmãs de Moçambique o Evangelho de Jesus. as mais diversas tribos, raças, povos e línguas, em sua missão Sacerdotal, por toda a sua vida. E com muito amor, alegremente, se diz ser um “MISSIONÁRIO CLARETIANO”.
A nossa alegria é muito grande ao falar do seu exemplo de padre Claretiano, sempre nos faz compreender cada vez mais que: “um Filho do Imaculado Coração de Maria, abrasa por onde passa, com o seu dinamismo, trabalho, disponibilidade e capacidade de interagir com inteligência, junto aos paroquianos”.
O senhor é um Sacerdote fiel ao Evangelho de Jesus Cristo. Diariamente, procura cativar as crianças, os jovens, os homens e mulheres, e também os idosos que fazem parte da Paróquia Imaculado Coração de Maria, e do clero da Diocese de Santos.
Muito feliz por estar sempre rodeado de todos os seus familiares. Como Sacerdote o senhor procura seguir os ensinamentos do Apóstolo Paulo, que sentiu o dever de anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo, quando afirma: Anunciar o Evangelho não é para mim um título de glória, é uma obrigação que me foi imposta. Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho (1 Coríntios 9.16).
O Espírito de Deus está sobre o senhor, porque o ungiu para levar boas notícias aos pobres, e lhes fez Sacerdote para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, ou seja, trabalhar para mudar de vida todos os que pedem o seu perdão pelos pecados cometidos. O senhor tem a missão de retirar a humanidade do reino das trevas, e introduzi-la no reino da luz.
E sempre com emoção relembra do seu pai e de sua mãe, e de todos os seus irmãos. Uma família muito numerosa. Gratidão a Deus pela família abençoada que o senhor tem e pelo incentivo de seus pais, que tanto fizeram para educar e dar formação para os seus 14 (quatorze ) filhos. Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza habite no senhor, a fim de trilhar os caminhos de amor e de paz em sua vida Sacerdotal e familiar.
Que Nossa Senhora cubra o senhor com o seu manto Sagrado de Mãe, e que também o senhor se sinta muito amado por todos os paroquianos. Parabéns e muitos anos de vida! Receba os cumprimentos em nome de toda comunidade Paroquial.
Tu és um Sacerdote para sempre, hoje, amanhã e sempre!
Muitas felicidades, querido Padre Janivaldo Alves dos Santos!