DIA 17 DE JUNHO – IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

REFLEXÕES

Caríssimos Irmãos e Irmãs!

No  mês de Junho, a Igreja comemora de forma solene um dia  dedicado ao Sagrado Coração de Jesus (16/06). Um festejo marcante que anualmente, é celebrado na segunda sexta-feira, após a Solenidade de Corpus Christi. E no dia seguinte (17/06)   sagrado  ao Imaculado Coração de Maria, sempre  celebrado anualmente, no sábado seguinte, após o segundo domingo de “Pentecostes”. São datas comemorativas que não possuem um dia específico (fixo), sendo celebrados em períodos diferentes todos os anos no calendário civil.

A devoção ao Imaculado Coração de Maria é fruto da confiança em Maria como Mãe, e uma súplica de reparação pelos pecados da humanidade. O Imaculado Coração de Maria é um caminho que nos conduz a Deus. E o meio mais seguro para alcançar o caminho de Jesus é seguir o Coração de Maria, fonte e fundamento de todas as virtudes apreciadas por Jesus Cristo. O Imaculado Coração de Maria nos ensina por meio de  pensamentos, atitudes e gestos concretos, o  acolhimento da Palavra, Caridade, Simplicidade e Humildade, através adesão ao plano misericordioso de Deus.

O Evangelho de Lucas relata que as primeiras comunidades cristãs, viam no Coração de Maria, o lugar preferido para a  meditação dos mistérios de Cristo. Maria conservava todas as coisas em seu coração (Lc 2,19-51).  Os pedidos para que o mundo fosse consagrado ao Coração de Maria, começou em 1865. O Coração de Maria é o lugar especial da oração, da reflexão e compreensão.

O importante tema do concebimento de Jesus mediante a fé é frequente nos textos dos Padres latinos. Santo Agostinho que desenvolveu amplamente a ideia da concepção do Verbo no coração; Maria antes concebeu Jesus em seu coração pela fé depois em seu ventre.

A semente do Evangelho plantada pelos Apóstolos e discípulos de Jesus, germinou na doutrina dos Santos Padres, e também em outros grandes devotos do  Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria. E surgiram grandes devotos, uma devoção impulsionada por vários santos, dentre eles: São Bernardino de Sena; Santa Gertrudes; Santa Brígida; São Bernardo; São Judas Eudes.

A expressão Coração Imaculado é relativamente nova. Nasceu após a definição do dogma da Imaculada Conceição, no mês de Dezembro de 1854. Anteriormente, eram usadas com mais frequência expressões, como: coração puríssimo; coração santíssimo.

Após as aparições em Fátima, em Portugal, a expressão Coração Imaculado Maria, ganhou força e começou a ser usada inclusive na Liturgia, e chegou à máxima difusão entre 1942 e 1952, tocando o vértice no ano de 1944, com a extensão da Festa do Imaculado Coração de Maria a toda Igreja latina. Foram anos de florescimento da piedade mariana e a de vocação ao Coração de Maria, se inseriu com força e vigor jamais conhecido.

O Coração de Maria é visitado pela graça do Pai, é penetrado pela força do Espírito Santo e impulsionado interiormente pelo Filho; um coração humano perfeitamente  em comunhão com a Santíssima Trindade. Em 1942, o Papa Pio XII, consagrou o mundo ao Coração de Maria: A Vós, ao nosso Imaculado Coração Imaculado nesta hora trágica da história humana confiamos não só a Igreja, mais também todo o mundo dilacerado pela discórdia.  A devoção ao Imaculado Coração de Maria é conquistar a paz e a salvação das almas. Como a Virgem Maria, disse a irmã Lúcia, em Portugal: Se fizerem o que eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão a paz. A consagração a Nossa Senhora é uma devoção popular muito antiga que consiste em prometer sempre recorrer a Ela e com especial amor de filhos, confiando-lhes toda nossa vida e agindo de maneira coerente.

Misteriosamente, o Imaculado Coração de Maria, pulsa pela humanidade ferida, acolhe cada irmão e irmã, seus filhos, e nos oferece ao Coração Sagrado de Jesus. São dois corações Sagrados: O IMACULADO NOS ACOLHE, E O SAGRADO NOS REDIME. O Imaculado Coração de Maria nos evoca o carinho e o amor que a Mãe de Jesus tem pelos seguidores de seu Filho. DOCE E IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA SEDE A NOSSA SALVAÇÃO.

Em nossa fé, encontramos no coração um modo de expressar a santidade que resplandece em Jesus e em Maria. Falamos do Sagrado Coração de Jesus e veneramos o Imaculado Coração de Maria, percebemos nas imagens expostas no peito o coração da humanidade. Jesus Salvador faz do seu Coração, fonte de nossa salvação. Maria de Coração aberto ao amor e traspassado por tantas dores,  mostra que a pureza é capaz de nos libertar de todos os males.

Cristo é modelo de ser humano. Ele é o Senhor que tem compaixão de nós, que se comove e quer morar em nós. Junto dele bebemos da fonte eterna da vida, de sua ressurreição, e Ele nos chama para sermos fiéis ao seu amor. O coração de Cristo quer habitar em nosso peito e nos transformar em vida, em compaixão, em misericórdia. Maria, é toda Imaculada e sem mancha do pecado, livre de toda miséria humana. E seu Coração, por isso mesmo, é também  um templo Imaculado de bênçãos, ou seja, nele não há espaço para nenhum tipo de sentimento negativo, mais é fonte de doçura  e acolhida para todos nós, irmãos e irmãs, pecadores.

Foi Deus que ao escolher Maria, ofereceu a Ela esse mérito especial. Foi agraciada com um coração puro, pois puro deveria ser o ventre daquela que geraria o Filho de Deus. Fonte de todos os sentimentos,  pois o coração humano é sempre um mistério.

Diante de Vós, Mãe de Cristo, diante do Vosso Coração Imaculado, é nosso o ardente desejo em conjunto com toda a Igreja, unir-nos com o nosso Redentor nesta sua consagração pelo mundo e pelos homens e mulheres, a qual somente no seu Coração Divino tem o poder de alcançar o perdão e de conseguir a reparação. Amemos a Jesus com o Coração de Maria. Amemos Maria com o Coração de Jesus. Um coração e um só amor com Jesus e Maria.

E com muito entusiasmo e alegria concluir esta mensagem, enaltecendo o Imaculado Coração de Maria, com a frase proferida no dia 16 de Julho de 1849, na cidade espanhola de VIC na Catalunha, pelo Padre Antônio Maria Claret: “HOJE, INICIAMOS UMA GRANDE OBRA”. Com mais 05 (cinco) amigos Sacerdotes, fundou a “CONGREGAÇÃO DOS FILHOS DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA” também conhecidos carinhosamente como MISSIONÁRIOS CLARETIANOS. A fundação está prestes a completar 174 (Cento e Setenta e Quatro ) anos de sua fundação, no dia 19  mês de Julho / 2023.

Em São Paulo, os Missionários Claretianos,  chegaram no dia 19 de Novembro de 1895. E no dia 19 de Julho de 1915, na cidade de Santos.  A Igreja Imaculado Coração de Maria, está localizada no início da Avenida Ana Costa, uma das tradicionais avenidas do Município de Santos, baseada nas suas lendas e fatos históricos em seus encantos e belezas naturais. E uma Igreja grande, uma das maiores da Diocese de Santos.

A Igreja  Imaculado Coração de Maria, fundada na cidade de Santos, em 1915, está  prestes para completar 108 Cento e Oito anos, de sua fundação, no dia 19/07/2023.

Erguida na Vila Matias, um bairro eminentemente comercial, composto de : Hospitais, Unidades de Pronto Atendimento, Universidades e Escolas Públicas e Particulares. Sindicatos, que representam  as mais diversas categorias, Associações de Aposentados,  Clubes de Servir, Restaurantes, Bares e similares.  E ainda encontramos no bairro, instalados  estabelecimentos  dos mais  diversos tipos de comércio  e de  prestadores de serviços, bem como Igrejas Evangélicas, de várias denominações. Territorialmente, é o maior bairro da cidade de Santos, muito populoso e de gente religiosa de verdade, consequência da fé das famílias que lá residem. Cresceu ordenadamente por causa do perfil dos habitantes da região.

Durante o período da construção as maiorias de seus benfeitores foram espanhóis e portugueses.  A Paróquia Imaculado Coração de Maria, é uma Igreja “centenária “, procurada e frequentada por pessoas vindas de outros bairros : crianças, jovens, adolescentes, homens, mulheres, idosos e  e famílias se reúnem e participam frequentemente  da comunidade paroquial.

A chegada dos Padres Missionários Claretianos em 19/07/1915, abriu novas perspectivas e deu novo impulso ao atendimento pastoral da Cidade de Santos / São Paulo.  As dificuldades foram enormes no início  da construção; os tempos eram outros. Entretanto, a Igreja cresceu e o plano de evangelização desenvolvido floresceu, e se tornou realidade.

Gratidão ao Deus da Vida, que repartiu conosco  seu amor, por meio de seu Filho Jesus, nascido de Maria.

Vós que formastes a família de Nazaré, Jesus, Maria e José, fortalecei nossas famílias no amor e na convivência fraterna.

E Vós que em vosso Filho, nascido de Maria, acolhestes os pobres e oprimidos, os fracos e excluídos em vosso Reino, libertai-nos e salvai-nos.

A Paz de Jesus, o fraternal Amor de Maria!

VIVA O IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA!
VIVA O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS!
VIVA JESUS CRISTO!

Texto: SERGIO BONAVIDES