Caríssimos Irmãos e Irmãs!
No mês de Junho, a Igreja comemora de forma solene um dia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus (16/06). Um festejo marcante que anualmente, é celebrado na segunda sexta-feira, após a Solenidade de Corpus Christi. E no dia seguinte (17/06) sagrado ao Imaculado Coração de Maria, sempre celebrado anualmente, no sábado seguinte, após o segundo domingo de “Pentecostes”. São datas comemorativas que não possuem um dia específico (fixo), sendo celebrados em períodos diferentes todos os anos no calendário civil.
A devoção ao Imaculado Coração de Maria é fruto da confiança em Maria como Mãe, e uma súplica de reparação pelos pecados da humanidade. O Imaculado Coração de Maria é um caminho que nos conduz a Deus. E o meio mais seguro para alcançar o caminho de Jesus é seguir o Coração de Maria, fonte e fundamento de todas as virtudes apreciadas por Jesus Cristo. O Imaculado Coração de Maria nos ensina por meio de pensamentos, atitudes e gestos concretos, o acolhimento da Palavra, Caridade, Simplicidade e Humildade, através adesão ao plano misericordioso de Deus.
O Evangelho de Lucas relata que as primeiras comunidades cristãs, viam no Coração de Maria, o lugar preferido para a meditação dos mistérios de Cristo. Maria conservava todas as coisas em seu coração (Lc 2,19-51). Os pedidos para que o mundo fosse consagrado ao Coração de Maria, começou em 1865. O Coração de Maria é o lugar especial da oração, da reflexão e compreensão.
O importante tema do concebimento de Jesus mediante a fé é frequente nos textos dos Padres latinos. Santo Agostinho que desenvolveu amplamente a ideia da concepção do Verbo no coração; Maria antes concebeu Jesus em seu coração pela fé depois em seu ventre.
A semente do Evangelho plantada pelos Apóstolos e discípulos de Jesus, germinou na doutrina dos Santos Padres, e também em outros grandes devotos do Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria. E surgiram grandes devotos, uma devoção impulsionada por vários santos, dentre eles: São Bernardino de Sena; Santa Gertrudes; Santa Brígida; São Bernardo; São Judas Eudes.
A expressão Coração Imaculado é relativamente nova. Nasceu após a definição do dogma da Imaculada Conceição, no mês de Dezembro de 1854. Anteriormente, eram usadas com mais frequência expressões, como: coração puríssimo; coração santíssimo.
Após as aparições em Fátima, em Portugal, a expressão Coração Imaculado Maria, ganhou força e começou a ser usada inclusive na Liturgia, e chegou à máxima difusão entre 1942 e 1952, tocando o vértice no ano de 1944, com a extensão da Festa do Imaculado Coração de Maria a toda Igreja latina. Foram anos de florescimento da piedade mariana e a de vocação ao Coração de Maria, se inseriu com força e vigor jamais conhecido.
O Coração de Maria é visitado pela graça do Pai, é penetrado pela força do Espírito Santo e impulsionado interiormente pelo Filho; um coração humano perfeitamente em comunhão com a Santíssima Trindade. Em 1942, o Papa Pio XII, consagrou o mundo ao Coração de Maria: A Vós, ao nosso Imaculado Coração Imaculado nesta hora trágica da história humana confiamos não só a Igreja, mais também todo o mundo dilacerado pela discórdia. A devoção ao Imaculado Coração de Maria é conquistar a paz e a salvação das almas. Como a Virgem Maria, disse a irmã Lúcia, em Portugal: Se fizerem o que eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão a paz. A consagração a Nossa Senhora é uma devoção popular muito antiga que consiste em prometer sempre recorrer a Ela e com especial amor de filhos, confiando-lhes toda nossa vida e agindo de maneira coerente.
Misteriosamente, o Imaculado Coração de Maria, pulsa pela humanidade ferida, acolhe cada irmão e irmã, seus filhos, e nos oferece ao Coração Sagrado de Jesus. São dois corações Sagrados: O IMACULADO NOS ACOLHE, E O SAGRADO NOS REDIME. O Imaculado Coração de Maria nos evoca o carinho e o amor que a Mãe de Jesus tem pelos seguidores de seu Filho. DOCE E IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA SEDE A NOSSA SALVAÇÃO.
Em nossa fé, encontramos no coração um modo de expressar a santidade que resplandece em Jesus e em Maria. Falamos do Sagrado Coração de Jesus e veneramos o Imaculado Coração de Maria, percebemos nas imagens expostas no peito o coração da humanidade. Jesus Salvador faz do seu Coração, fonte de nossa salvação. Maria de Coração aberto ao amor e traspassado por tantas dores, mostra que a pureza é capaz de nos libertar de todos os males.
Cristo é modelo de ser humano. Ele é o Senhor que tem compaixão de nós, que se comove e quer morar em nós. Junto dele bebemos da fonte eterna da vida, de sua ressurreição, e Ele nos chama para sermos fiéis ao seu amor. O coração de Cristo quer habitar em nosso peito e nos transformar em vida, em compaixão, em misericórdia. Maria, é toda Imaculada e sem mancha do pecado, livre de toda miséria humana. E seu Coração, por isso mesmo, é também um templo Imaculado de bênçãos, ou seja, nele não há espaço para nenhum tipo de sentimento negativo, mais é fonte de doçura e acolhida para todos nós, irmãos e irmãs, pecadores.
Foi Deus que ao escolher Maria, ofereceu a Ela esse mérito especial. Foi agraciada com um coração puro, pois puro deveria ser o ventre daquela que geraria o Filho de Deus. Fonte de todos os sentimentos, pois o coração humano é sempre um mistério.
Diante de Vós, Mãe de Cristo, diante do Vosso Coração Imaculado, é nosso o ardente desejo em conjunto com toda a Igreja, unir-nos com o nosso Redentor nesta sua consagração pelo mundo e pelos homens e mulheres, a qual somente no seu Coração Divino tem o poder de alcançar o perdão e de conseguir a reparação. Amemos a Jesus com o Coração de Maria. Amemos Maria com o Coração de Jesus. Um coração e um só amor com Jesus e Maria.
E com muito entusiasmo e alegria concluir esta mensagem, enaltecendo o Imaculado Coração de Maria, com a frase proferida no dia 16 de Julho de 1849, na cidade espanhola de VIC na Catalunha, pelo Padre Antônio Maria Claret: “HOJE, INICIAMOS UMA GRANDE OBRA”. Com mais 05 (cinco) amigos Sacerdotes, fundou a “CONGREGAÇÃO DOS FILHOS DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA” também conhecidos carinhosamente como MISSIONÁRIOS CLARETIANOS. A fundação está prestes a completar 174 (Cento e Setenta e Quatro ) anos de sua fundação, no dia 19 mês de Julho / 2023.
Em São Paulo, os Missionários Claretianos, chegaram no dia 19 de Novembro de 1895. E no dia 19 de Julho de 1915, na cidade de Santos. A Igreja Imaculado Coração de Maria, está localizada no início da Avenida Ana Costa, uma das tradicionais avenidas do Município de Santos, baseada nas suas lendas e fatos históricos em seus encantos e belezas naturais. E uma Igreja grande, uma das maiores da Diocese de Santos.
A Igreja Imaculado Coração de Maria, fundada na cidade de Santos, em 1915, está prestes para completar 108 Cento e Oito anos, de sua fundação, no dia 19/07/2023.
Erguida na Vila Matias, um bairro eminentemente comercial, composto de : Hospitais, Unidades de Pronto Atendimento, Universidades e Escolas Públicas e Particulares. Sindicatos, que representam as mais diversas categorias, Associações de Aposentados, Clubes de Servir, Restaurantes, Bares e similares. E ainda encontramos no bairro, instalados estabelecimentos dos mais diversos tipos de comércio e de prestadores de serviços, bem como Igrejas Evangélicas, de várias denominações. Territorialmente, é o maior bairro da cidade de Santos, muito populoso e de gente religiosa de verdade, consequência da fé das famílias que lá residem. Cresceu ordenadamente por causa do perfil dos habitantes da região.
Durante o período da construção as maiorias de seus benfeitores foram espanhóis e portugueses. A Paróquia Imaculado Coração de Maria, é uma Igreja “centenária “, procurada e frequentada por pessoas vindas de outros bairros : crianças, jovens, adolescentes, homens, mulheres, idosos e e famílias se reúnem e participam frequentemente da comunidade paroquial.
A chegada dos Padres Missionários Claretianos em 19/07/1915, abriu novas perspectivas e deu novo impulso ao atendimento pastoral da Cidade de Santos / São Paulo. As dificuldades foram enormes no início da construção; os tempos eram outros. Entretanto, a Igreja cresceu e o plano de evangelização desenvolvido floresceu, e se tornou realidade.
Gratidão ao Deus da Vida, que repartiu conosco seu amor, por meio de seu Filho Jesus, nascido de Maria.
Vós que formastes a família de Nazaré, Jesus, Maria e José, fortalecei nossas famílias no amor e na convivência fraterna.
E Vós que em vosso Filho, nascido de Maria, acolhestes os pobres e oprimidos, os fracos e excluídos em vosso Reino, libertai-nos e salvai-nos.
A Paz de Jesus, o fraternal Amor de Maria!
VIVA O IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA!
VIVA O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS!
VIVA JESUS CRISTO!
Texto: SERGIO BONAVIDES