AINDA NÃO ACREDITA NA RESSURREIÇÃO?

PÁSCOA

O evangelista Marcos diz-nos que os discípulos não acreditaram imediatamente porque os seus corações estavam endurecidos. Se o Evangelho nos diz isso, é talvez para nos alertar que mesmo como crentes em Deus, cada um de nós luta sempre contra a sua própria descrença.

Se o Evangelho tivesse sido escrito apenas citando bons exemplos, então teria tido de purgar muitos relatos e muitos detalhes, e entre eles estas duas afirmações que lemos no relato da ressurreição do evangelista Marcos (capítulo 16).

“NÃO QUISERAM ACREDITAR”.

A primeira diz respeito ao encontro com Maria Madalena:

Tendo Jesus ressuscitado de manhã, no primeiro dia da semana apareceu primeiramente a Maria de Magdala, de quem tinha expulsado sete demônios. Foi ela noticiá-lo aos que estiveram com ele, os quais estavam aflitos e chorosos. Quando souberam que Jesus vivia e que ela o tinha visto, não quiseram acreditar.

A segunda é esta:

Mais tarde, ele apareceu sob outra forma a dois entre eles que iam para o campo. Eles foram anunciá-lo aos demais. Mas estes tampouco acreditaram.

COMBATER A INCREDULIDADE E DUREZA DE CORAÇÃO

A incredulidade dos discípulos é verdadeiramente escandalosa. Eles são os primeiros a não acreditar. E se o Evangelho nos fala da sua luta, talvez seja para nos alertar que, mesmo como crentes em Deus, cada um de nós luta sempre contra a sua própria descrença. De fato, é o primeiro argumento do Senhor Ressuscitado:

Mais tarde, ele apareceu sob outra forma a dois entre eles que iam para o campo. Eles foram anunciá-lo aos demais. Mas estes tampouco acreditaram. Por fim apareceu aos Onze, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não nos acreditarem que o tinham visto ressuscitado.

CORAÇÕES ENDURECIDOS COMO OS NOSSOS

O evangelista Marcos diz-nos que eles não acreditaram imediatamente porque os seus corações estavam endurecidos. É com este coração endurecido que devemos nos preocupar. De fato, se o coração funciona, o dom da fé também funciona, mas se o coração não funciona, nem mesmo o dom da fé pode fazer muito.

SÓ JESUS PODE “REATIVAR” O NOSSO CORAÇÃO

É por isso que o primeiro dom que devemos pedir a Jesus é reativar o nosso coração, quebrando a armadura que lhe pusemos à volta.

Texto: Padre LUIGI EPICOCO
Imagem: JUAN CARLOS MARTINEZ
Fonte: ALETEIA