A DEVOÇÃO A VIRGEM MARIA – III

MARIA

Com a oração Maria acompanha toda a vida de Jesus., até a sua morte e a sua ressurreição. No final acompanha os primeiros passos da Igreja nascente (Atos dos Apóstolos 1,14 ). Maria reza com os discípulos que atravessam o escândalo da cruz. Reza com Pedro que sucumbiu ao medo e chorou de remorso. Maria está ali com os discípulos no meio dos homens e das mulheres que o seu Filho chamou para formar a sua comunidade. E mais uma vez a sua oração precede o futuro que está prestes a cumprir-se, por obra do Espírito  Santo tornou-se Mãe  de Deus e por obra do Espírito Santo, torna-se Mãe da Igreja. Orando com a Igreja nascente torna-se Mãe da Igreja. Em silêncio, sempre em silêncio.

Maria teria sido mencionada algumas vezes no Novo Testamento. O Evangelho de Lucas, afirma que Maria vivia em Nazaré e que estava prometida a José. É o único evangelista que fala do anjo Gabriel, que foi enviada por Deus a casa de Maria para anunciar que o Espírito Santo viria sobre ela e que ficaria grávida de José.

Eis algumas citações do Evangelista Lucas:

  • Anunciação do nascimento de Jesus (Capítulo I, versículos 26-38)
  • Maria visita Isabel. (Capítulo I, versículos  39-56)
  • Nascimento de João Batista (Capítulo I, versículos  57-80)
  • Nascimento de Jesus Cristo (Capítulo I, versículos 1-52)
  • Apresentação de Jesus no templo (Capítulo II, versículos  22-35)

Lucas relata a Virgem Maria, José indo da Galileia para Belém, pátria de José, para se registrar em um recenseamento romano, ordenado pelo rei Herodes. Cita que em Belém Jesus nasceu e que foi colocado em uma manjedoura e os pastores chegaram para adorá-lo. 

O Evangelista Mateus, cita que Maria estava prometida a José e antes de viverem juntos, Ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo, e que terá um filho que se chamara Jesus. É o único evangelista que menciona os magos (não reis magos) que vindos do oriente, seguindo a estrela de Belém, visitam Jesus na manjedoura. Foi apenas no século 3 que eles receberam o título de reis, provavelmente para confirmar a profecia contida no salmo 72 : ” todos os reis cairão diante dele”, Cerca de 800 anos depois do nascimento de Jesus, eles ganharam nomes e locais de origem : Melchior (rei da Pérsia); Gaspar (rei da Índia); Baltazar ( rei da Arábia). Deve-se aos “reis magos” a tradição de se presentear no Natal.

O Evangelho de Mateus relata a fuga da família para o Egito, depois que José sonhou que Herodes iria procurar o menino para matá-lo, por saber que ele seria o novo Moisés. A família ficou no exílio até a morte de Herodes no ano 4 antes de Cristo.

Somente os textos de Lucas e de Mateus narram a concepção e a infância de Jesus. Os outros evangelistas, Marcos o mais antigo e João o último a escrever não tocam no assunto.

A data do nascimento de Jesus é uma verdadeira incógnita. Ele não é citado na Bíblia, foi uma escolha da Igreja, VI séculos depois. O dia 25 de Dezembro era uma data em que os romanos celebravam a festa de “solstício de inverno, a noite mais longa do ano. Após o exílio a família voltou para Nazaré, E o evangelho de Lucas relata que todos os anos eles visitavam Jerusalém para a celebração da Páscoa Judaica. E quando Jesus estava com 12 anos, durante a visita, ele separou-se dos pais que o acharam no templo discutindo questões  teológicas e filosóficas com os sacerdotes.

Peçamos a Maria que nos ajude a confiar na misericórdia de Deus, a desfazer os nós existentes e nos ajudar a mudarmos o nosso comportamento.  E Maria, como uma mulher de fé, certamente nos dirá: Levanta-se, e vá ao encontro do Senhor. Ele nos compreende. E Maria nos leva pelas suas mãos como uma mãe, nossa Mãe para a intercessão do Pai. O Pai de bondade e de misericórdia.

E no intimo de nosso coração, nos questionemos, conscientemente:

  • Será que tenho uma devoção pessoal a Santíssima Virgem Maria  e um amor muito profundo a Jesus Cristo?
  • Será que sou profundamente um devoto de Nossa Senhora de Fátima, para pedir a sua ajuda e proteção?
  • Será que tenho um profundo e apaixonado amor por Jesus Cristo?
  • Será que hoje, aqui e agora, serei capaz de desatar os nós existentes em minha vida?
  • Será que sou capaz de pedir a Virgem Maria, que me ajude  a confiar na misericórdia divina?

Amada irmã e amado irmão, que Maria Mãe de Deus e Mãe da Humanidade, represente para nós o modelo de mulher e de mãe por excelência, e as mulheres e mães de hoje, podem se inspirar com esperança e verdadeira alegria.E a nós homens, o profundo respeito por todas as mulheres.

  • Maria não é somente a Mãe de  Deus, mais nossa também.
  • Maria é aquela que nos precede e nos confirma continuamente em nossa fé, na vocação e na missão de você ser mãe ou pai.
  • Maria possa ajudar-nos mulheres e homens, a traduzir a nossa fé em um anúncio alegre e sem fronteiras do evangelho.  E a sua missão de mãe será fecunda, porque se baseia na maternidade de Maria;
  • Maria está unida a Jesus porque teve o conhecimento do coração dele. O conhecimento da fé, alimentada pela sua experiência materna e pelo vinculo intimo com o seu amado Filho. È por isso que Jesus não pode ser compreendido sem a sua Mãe.

Que a Virgem Maria nos permita entender o significado dos acontecimentos que nos amedrontam e nos fazem sofrer. Muitas graças e força da fé que nos oferece e nos trás o Evangelho de Jesus Cristo. E que mesmo nos piores momentos de nossas vidas,  saibamos dar testemunho de ternura, de dedicação incondicional, de força e de esperança. Nunca nos esqueçamos das mães sofredoras, aqueles que têm filhos presos, hospitalizados ou subjugados pela escravidão das drogas. Elas têm muito a ensinar porque nunca se rendem e com muita forças continuam a lutar para dar o melhor aos seus filhos.  Façamos parte de um mundo de solidariedade, igualdade, fraternidade, justiça e de paz. E que tenhamos discernimento, pois o  mundo precisa de paz, e o nosso coração de amor a Jesus e a Virgem Maria!

Texto: Sergio Bonavides
Imagem: Apresentação da VIRGEM MARIA no templo de Jerusalém

Textos relacionados
A DEVOÇÃO A VIRGEM MARIA – I
A DEVOÇÃO A VIRGEM MARIA – II