5 FORMAS DE ENCONTRAR DEUS EM MEIO À SUA ROTINA DIÁRIA

DESTAQUE

Transforme suas tarefas monótonas no trabalho e em casa em oportunidades de crescimento espiritual.

Muitas vezes eu cheguei a pensar que, se eu tivesse mais tempo, seria capaz de me encontrar mais com Deus. Parecia que as pequenas tarefas monótonas da minha rotina diária estavam me impedindo de fazer coisas melhores e mais importantes – seja ler um bom livro espiritual ou ter tempo para rezar.

Agora, percebi que tudo isso não é verdade. Se eu reorientar meu pensamento, posso realmente transformar a monotonia em oração. Na verdade, há muitos santos que passaram suas vidas fazendo tarefas repetitivas e usaram suas tarefas diárias para ajudá-los a encontrar Deus nas pequenas coisas e tarefas.

São Martinho de Porres, por exemplo, foi autorizado a fazer apenas as tarefas que outras pessoas não queriam fazer quando ele pediu para entrar para um convento dominicano. Ele foi essencialmente um servo durante grande parte de sua vida. Somente depois de uma permissão especial ele começou a ajudar na enfermaria. Seus dias não eram encantadores e ele não escreveu nenhum livro profundo ou evangelizou países inteiros. Mas permitiu que as pequenas tarefas que ele tinha que fazer o ajudasse a se aproximar de Deus.

Outro exemplo: Chiara Corbella Petrillo, uma serva de Deus, descobriu que podia oferecer tudo em seus dias como dona de casa e mãe a Deus pelos outros. Muitas vezes ela oferecia ao marido pequenas coisas, como fazer a cama, preparar café e varrer o chão por exemplo. A descoberta desse segredo, então, a ajudou a transformar sua rotina diária e virou algo importante a ser cuidado, em vez de algo desnecessário e apressado.

Portanto, seguindo o exemplo de São Martinho, Santa Chiara e inúmeros outros, aqui estão alguns exemplos de maneiras de encontrar Deus nas partes mais chatas e aparentemente sem importância do seu dia.

OFEREÇA AS PARTES MENOS FAVORITAS DO SEU DIA COMO ORAÇÕES
Está esperando em uma longa fila? Esfregando o chão? Consertando a copiadora no trabalho? Ore por isso. Comece uma dezena do Rosário ou, se precisar de mais concentração, ofereça o que você está fazendo a Deus. Você pode dizer algo tão simples como: “Preciso de ajuda para consertar esta impressora” ou “Senhor, apresse-se em me ajudar”. Além disso, faça o sinal da cruz.

DEDIQUE SUAS FRUSTRAÇÕES DIÁRIAS ÀS PESSOAS QUE ESTÃO SOFRENDO
Escreva uma lista de intenções e, então, quando seu aquecedor parar de funcionar ou o terceiro pedido de retirada do supermercado que você fez não tiver o único ingrediente de que precisa, você terá um motivo para ser paciente. Talvez esse motivo seja seu primo que está lutando contra o câncer ou seu colega de trabalho que acabou de ser despedido. De qualquer forma, isso dá sentido à inconveniência que você está experimentando, bem como direciona seus pensamentos para o sofrimento dos outros, ao invés de direcionar para o seu.

REZE TODA VEZ QUE VOCÊ ENTRAR NO CARRO
Faça uma breve oração ao seu anjo da guarda ou uma Ave-Maria pedindo proteção em sua viagem. Essa não será apenas uma oração prática (quem não precisa de um pouco de graça extra ao dirigir?), mas ajudará a dedicar muito mais do seu dia a Deus.

OUÇA ORAÇÕES OU UM PODCAST ESPIRITUAL ENQUANTO VOCÊ FAXINA
Por que não aprender um pouco sobre sua fé enquanto faz algo monótono?

REZE ANTES DE COMER
Você pode fazer uma oração simples. Por exemplo: “Obrigado, Jesus, por esta comida”. Cozinhar e comer de forma consistente são interrupções em nossos afazeres. Agradecer a Deus na hora das refeições é uma forma de oferecer o dia e a tarde a Ele.

Portanto, não há desculpas para quem quer encontrar Deus, mesmo em meio à correria diária.

TEXTO: CECILIA PIGG
Fonte: ALETEIA