OUTUBRO, UM MÊS MISSIONÁRIO – DA IGREJA LOCAL AOS CONFINS DO MUNDO

ARTIGOS

A Igreja Católica no Brasil celebra em outubro o MÊS MISSIONÁRIO, durante o qual todos os batizados são chamados à missão, em comunhão com a comunidade eclesial. A essência dessa missão é testemunhar Jesus Cristo, incluindo sua Paixão, Morte e Ressurreição.

Um missionário deve ter atitudes de mansidão, paciência, simplicidade e humildade, e ainda, ser calmo, dócil e amável. Entretanto, não basta dizer sim às palavras  de Jesus, mas é necessário assumir o compromisso com o projeto do Reino de Deus. Não adianta dizer que somos pessoas de bem, que cumpre  e segue as normas religiosas, se não assumimos compromissos de caridade com os irmãos, excluídos e marginalizados pela própria sociedade.

Somos missionários do Reino, à medida que vivemos a justiça, o amor, a solidariedade, e a fraternidade, independentemente da religião que professamos. Enfim, não basta ter fé em Jesus, até seus maiores inimigos acreditam nele. A questão é ter a fé em Jesus, comprometida com o Reino de Deus e sua justiça. A fé é uma maneira de ver a realidade com os olhos de Jesus, o que nos leva a viver a proposta de seu Evangelho, e ser coerente com tudo aquilo que praticamos.

A fé que recebemos e professamos, nos ensina que todos têm o direito der receber o Evangelho, e que todos os cristãos têm o dever de anunciá-lo sem excluir ninguém. Uma breve reflexão: como a Palavra de Deus vai chegar a todos os irmãos e irmãs, se não houver quem pregue? A cada um de nós e a todos é confiada essa missão.

Ser missionário é ser luz. É ser o sal da terra. Não importa a sua idade, jovem ou adulto, solteiro ou casado, se você deixa o seu lar e a sua família para fazer o que Jesus ensinou aos seus apóstolos: IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA A CRIATURA.

A Igreja é a casa paterna, onde há lugar para todos. Como missionários, devemos ser acolhedores, como sinal de unidade, bondade e generosidade, ouvindo as dores, as angústias e os sofrimentos de tantos irmãos entristecidos. E, com sentimento de alegria e caridade, dissipar as trevas do coração, reconhecendo as fraquezas e fragilidades, o que nos remete à reflexão para pedir o perdão e a misericórdia divina, pois o coração de Jesus é o refúgio dos pecadores.

Somos chamados a fazer a experiência do encontro com Jesus, para agirmos em seu nome e ajudar aos outros a fazerem, igualmente, a experiência libertadora que converte, dá sentido e horizontes novos a vida e a missão. E de fato, a missão se faz com os joelhos que se dobram em oração, com as mãos que se abrem para servir e com os pés que vão ao encontro de todos, principalmente, os fracos e oprimidos.

O Evangelista Mateus, em sua narrativa no capítulo 28, versículo 19, nos diz: Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Certo da misericórdia de nosso Bom Deus, que suscita operários para a sua vinha, tão necessitada, humildemente e na condição de batizado, deveu dizer sim, na busca permanente de ser uma Igreja em saída, acolhedora, próximo das pessoas e missionária, ou seja, que vai ao encontro de todos, como evoca o tema da campanha missionária de 2023: “IDE! DA IGREJA LOCAL AOS CONFINS DO MUNDO”.

Caríssimos irmãos, que neste mês de Outubro de 2023, um novo despertar e um novo vigor missionário possam renascer em todas as comunidades; que ajudem as famílias a viverem a sua fé; que estimulem e incentivem a criação de novos grupos comunitários para irem ao encontro das pessoas afastadas e necessitadas; que incentivem ações vigorosas para atender às necessidades de irmãos e irmãs que se encontram à margem da sociedade.

Com uma visão realista do que somos como missionários e servidores de Jesus Cristo, comprometemo-nos plenamente com nossos objetivos, aspirações e desejos. Renovamos a firme e corajosa decisão de amar e ser fiel a Deus a cada dia, conscientes de que nosso amor por Deus se manifesta por meio de gestos e atitudes concretas na prática da caridade.

O Mundo precisa de paz, e o nosso coração precisa de amor

Mais informações sobre a Camapnha Missionária 23023 você pode encontrar no hotsite da Campanha Missionária 2023

ORAÇÃO DO MÊS MISSIONÁRIO 2023

Deus Pai, Filho, Espírito Santo, consagrados e enviados pelo batismo,
fazei-nos viver nossa vocação de discípulos missionários,
como graça e missão.
 Inspirados e guiados pelo Espírito Santo,
com os corações ardentes ao escutar a vossa Palavra,
e com os pés a caminho para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo,
queremos ir da Igreja local aos confins do mundo.
Maria, Mãe missionária, rogue por nós! 
Amém!