O QUE O AMOR ESTÁ ME PERGUNTANDO AGORA?

REFLEXÕES

Vários anos atrás, uma colega ficou terrivelmente desapontada. Sua tentação instintiva se transformou em raiva, em direção a fechar uma série de portas e se retirar. Em vez disso, ferida no espírito, ela se perguntou: o que o amor está pedindo de mim agora? Ao responder a isso, ela descobriu que, apesar de todos os seus instintos contra isso, o amor estava pedindo a ela para se afastar da amargura e do retraimento, pedindo-lhe para alargar seu coração como nunca tinha sido antes.

O que o amor está me perguntando agora? Essa é a pergunta que precisamos nos fazer toda vez que as circunstâncias de nossas vidas são abaladas (por injúria ou graça) a ponto de não querermos mais responder com educação ou amor, porque tudo dentro de nós quer se fechar e se retirar.

Sendo assim…

    • Quando acabo de sofrer uma separação amarga, quando sinto meu coração endurecer e me vejo crescendo no ódio por alguém em quem antes confiava, a pergunta é: o que o amor está pedindo de mim agora?
    • Quando eu perco um ente querido por suicídio, não só pela morte, mas por um caminho de morte que se torna um prisma que muda de cor toda a memória daquela pessoa, para que meu amor se transforme em raiva, a questão passa a ser: o que é amor me perguntando agora?
    • Quando um parceiro me humilha em uma reunião com insinuações que são falsas e meu sangue literalmente ferve de deslealdade, a pergunta é: o que o amor está me perguntando agora?
    • Quando meu próprio filho rejeita minha fé e valores, junto com a insinuação de que sou ingênuo e desatualizado com o mundo, e minha tentação é a autopiedade e (por mais sutil que seja) o afastamento de meu amor e favor, a questão passa a ser: o que o amor está me perguntando agora?
    • Quando um diagnóstico médico revela que minha saúde ficará comprometida para sempre e cada fibra do meu corpo e espírito quer afundar na raiva e na depressão, a pergunta é: o que o amor está pedindo de mim agora?
    • Quando fico sabendo que a Igreja – minha língua materna, que me deu a fé – é injusta, portadora de pecados, quando vejo seus defeitos e começo a refletir sobre como posso permanecer em uma Igreja que tem essa história e essas disfunções , a pergunta torna-se: o que o amor está me perguntando agora?
    • Quando sou traído em um relacionamento por alguém em quem confiava, quando sou tentado na amargura de nunca mais confiar em ninguém, a pergunta é: o que o amor está pedindo de mim agora?
    • Quando eu mesmo traio uma confiança, quando peco por fraqueza, quando quero mergulhar no ódio de mim mesmo ou racionalizar ou negar minha fraqueza, a pergunta é: o que o amor está pedindo de mim agora?
    • Quando uma eleição no país produz um líder cuja personalidade e política vai contra tudo que defendo, a pergunta é: o que o amor está pedindo de mim agora?
    • Quando o mundo paroquial em que cresci começa a dar lugar a um mundo multilíngue, multicultural, multirracial e multirreligioso que me deixa sentindo deixado para trás, quando a paranóia e a defensiva me fazem desesperadamente tentar me sustentar no que antes era, a questão é: o amor está me perguntando agora?
    • Quando na minha família tem alguém que sofre de disfunção, e todos os meus desejos são evitar isso e viver minha própria vida, a pergunta é: o que o amor está pedindo de mim agora?
    • Quando tenho que lidar diariamente com alguém que me odeia, e tudo o que há dentro de mim quer responder da mesma forma, a pergunta é: o que o amor está me perguntando agora?

No entanto, não são apenas as coisas negativas que nos afastam dessa forma, nos levam ao ódio e ao afastamento e nos deixam em um espaço que nos obriga a responder de uma nova maneira; a graça poderosa pode fazer o mesmo.

Sendo assim…

    • Quando finalmente consigo aquela tão esperada promoção, junto com um bom salário e uma voz na tomada de decisões, e a tentação é inchar e me sentir superior àqueles ao meu redor, a pergunta é: o que o amor está pedindo de mim agora?
    • Quando eu for convidado a ser reconhecido como o aluno mais brilhante da minha turma na formatura e me encontrar no púlpito apreciando a adulação da multidão (ciente do ciúme de meus colegas), serei assediado por várias tentações, a maioria delas doentias. A questão, então, passa a ser: o que o amor está pedindo de mim agora?
    • Quando alguém me abençoa profundamente com amor, gratidão e afirmação, e minha tentação é alimentar meu ego com essa bênção, a pergunta é: o que o amor está pedindo de mim agora?
    • Não podemos nos proteger contra os sentimentos espontâneos que nos cercam, quando as coisas vão bem para nós e quando vão mal; e muitos desses sentimentos nos tentam para longe do amor. Portanto, sempre que uma depressão ou inflação nos tenta a nos distanciarmos do que é melhor e mais nobre, a pergunta é: o que o amor está pedindo de mim agora?

Texto: Ron Rolheiser (Tradução Benjamín Elcano, cmf)
Imagem: PIXABAY
Fonte: CIUDAD REDONDA (Missionários Claretianos)