O NATAL SURPREENDE: DEUS VEM CAMINHAR CONOSCO

ARTIGOS

Quando falamos em Natal, imediatamente uma luz se acende em nós. A alegria brota espontânea. A esperança se acende. O olhar se ilumina. As crianças se entusiasmam. Há toda uma magia. Isto não se pode negar.

Qual o motivo desta vibração particular? Os presentes? Os presentes são consequência e não causa desta magia. Trocamos presentes e saudações de Natal porque o Natal é um presente excepcional de Deus. O Natal, desde o início nos surpreende. Afinal, o Grande Presente de Natal é o próprio DEUS.

Deus nos surpreende no Natal. Afinal, Natal é o nascimento de Jesus, o Filho de Deus. O Deus criador de tudo e de nós próprios. O Deus infinito e de sabedoria e ternura infinitas se torna criatura humana como nós. Isto mesmo, como nós. Nasce como bebê: é acolhida no seio de sua mãe, Maria. Gestado durante nove meses, nasce numa gruta – porque José e Maria estavam em viagem a Belém para um recenseamento. Despercebido?

Não. No meio da noite, o céu se ilumina de estrelas brilhantes. Uma luz brilha em meio à escuridão. Uma música alegre irrompe no silêncio. Anjos aparecem vestidos de roupas festivas e põem-se a cantar com entusiasmo.

Pastores são avisados em sonho e acorrem com singelos presentes. E na manjedoura humilde dos animais encontram o Menino recém-nascido, acarinhado pelas mãos carinhosas da Mãe e protegido pelo cajado de José. E falam do que ouviram. Maria e José ficam admirados do que estão ouvindo.

Aí está o presente de Deus Pai para a humanidade: SEU FILHO VEM CAMINHAR CONOSCO! É seu maior presente, o presente excepcional, que vem coroar todos os demais dons que dele recebemos: a vida, a inteligência, o domínio do mundo, a terra fértil, as águas borbulhantes, a chuva, o céu, o sol, a lua e as estrelas luminosas.
Desde a noite de Natal, este Deus vem caminhar conosco. Cresce como qualquer criatura humana. Vive na Família de Nazaré. É amado. Ama. Aprende a trabalhar e a servir.

Crescido, põe-se a caminhar. Executa sua missão de anunciador das maravilhas de Deus. Do Rio Jordão até a Cruz, proclama o Reino de Deus, cura, ressuscita mortos, senta à mesa dos pecadores e ensina a amar como Ele próprio amou!

Na última Ceia, lava os pés dos Discípulos, institui a EUCARISTIA, como alimento de vida na caminhada das pessoas. Entrega-se à morte na Cruz por amor. Ressuscitado, confirma a fé dos apóstolos e os envia em missão: Ide e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!” (Mateus 28, 19).

O Natal é o começo desta grande caminhada de Deus conosco e começo de nossa caminhada com o Deus que nos surpreende e vem compartilhar a vida conosco. Natal é o grande presente de Deus! Ele dá a si mesmo como presente. Ele nos ensina a assim proceder: também devemos dar nossa vida a Deus e aos irmãos.

Feliz Natal, receba com a alegria este surpreendente presente do Deus que vem caminhar conosco!

Texto: D. Jacyr Francisco Braido, CS – bispo-emérito da Diocese de Santos
Imagem:  Gerd Altmann en Pixabay