ORIGEM
O primeiro santuário com o nome de Monte Serrat foi construído na Espanha, perto de Barcelona, e seu nome deriva da montanha onde está situado, cuja forma se assemelha a uma serra de agudos dentes.
Diz a estória que a imagem da Virgem de Monte Serrat foi levada a Barcelona nos primeiros tempos do cristianismo e ali venerada pela população.
Na época da invasão sarracena, os cristãos esconderam a preciosa imagem e relíquia na serra escarpada, para que não fosse encontrada pelos sarracenos.
Tudo foi destruído e quase dois séculos depois num sábado do mês de abril, alguns pastores viram aparecer de repente, junto a montanha, um grupo de estrelas muito brilhantes, enquanto ouviam extasiados um harmonioso coro de anjos.
Notificando sobre o estranho acontecimento que se repetia todos os sábados, o bispo da cidade de Manresa e o prefeito de Barcelona subiram a serra e encontraram numa caverna a imagem da Virgem Maria, enegrecida pelo tempo.
Organizaram uma romaria para levar a imagem para Manresa, a imagem, porém, que até certo ponto se deixara levar, ficou de repente imóvel e não houve quem a removesse dali. Acreditando ser Vontade da Mãe de Deus permanecer naquele local, colocaram-na numa capela da aldeia, onde Ela começou a operar curas maravilhosas.
A fama desse santuário correu por toda a Espanha e os frades de São Bento tornaram-se os guardiões e propagadores do culto, foram eles que trouxeram essa devoção ao Brasil. Alguns estados e cidades do Brasil têm um templo dedicado a ela.
PADROEIRA DA CIDADE DE SANTOS
No primitivo povoado de “Enguaguaçu” (hoje cidade de Santos), a principal elevação de terra das redondezas denominava-se “Monte de São Jerônimo” (agora Monte Serrat), devido à imagem do santo eremita ter sido colocada num oratório na sua encosta por Domingos Pires e Pascoal Fernandes, primeiros habitantes ali instalados.
O Monte de São Jerônimo era apontado como o “Outeiro da Vigia”; servia de posto de observação nas naus que entravam no porto de Todos os Santos.
Durante o domínio espanhol, D. Francisco de Souza, quando por aqui passou pela primeira vez em 1598, mandou erigir a Ermida no alto do Outeiro da Vigia, tendo feito a doação da imagem da Virgem de Monte Serrat em 1602.
Dom Francisco também mandou construir a capela do Monte Serrat, voltando quatro anos após para mostrar sua obra a sua gente. Em 1614, a imagem da virgem milagrosa salvou a cidade da destruição diante da fúria invasora de corsários holandeses que, na ânsia de saquear e incendiar tudo que encontravam pela frente ousaram subir o morro, onde grande parte da população buscava refúgio junto à Ermida.
Desde então Nossa Senhora do Monte Serrat, que por seu milagroso poder de salvar a cidade, foi muito venerada e invocada e grande número de devotos passou a subir junto em procissão ao morro em agradecimentos pelo ocorrido; por isso, no dia 8 de setembro, data em que se comemora a natividade de Nossa Senhora do Monte Serrat e que acabou transformando-se na festividade religiosa mais popular e tradicional de Santos.
Em 1954, por deliberação da Câmara Municipal, foi declarada padroeira da cidade, sendo solenemente coroada como tal em sua festa no dia 8 de setembro de 1955. Todo o ano, no início de setembro, ocorre a festa da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Serrat, com a realização de romarias, procissão, missas e outras manifestações de fé a cargo dos fiéis que sobem as escadarias (ou de bondinho) do morro para cumprir suas promessas naquele santuário, tido como um dos templos católicos mais antigos da Baixada Santista.
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO MONTE SERRAT
Salve ó Maria, Filha de Deus Pai! Ele fez em ti maravilhas! Por isso, contigo, também nós queremos proclamar: “Santo é seu nome”! Glória ao senhor!Pelo teu exemplo e intercessão, alcança-nos, ó Mãe, a graça de sempre dizer “sim” às manifestações da Santíssima vontade de Deus. Salve, ó Maria, Mãe de Deus Filho! Por esta graça é missão altíssima, também nós queremos aclamar: “meu Espírito se alegra em Deus, o Salvador”.
Pelo teu exemplo e intercessão alcança-nos, ó Mãe, a graça da libertação do egoísmo para que sejam superadas a fome e a miséria que nos afligem.
Salve, ó Maria, Esposa do Espírito Santo! Ele pós os olhos na tua humildade e te exaltou como “Bendita entra as mulheres”.
Pelo teu exemplo e intercessão, alcançamos, ó Mãe, a santidade da vida e os dons do discernimento e da sabedoria para que possamos caminhar, nestes tempos tão difíceis, com fidelidade e fortaleza.
Senhora do Monte Serrat, Virgem Maria. Mãe de Deus e minha Mãe, à vos peço proteção.