II DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO B)

A PALAVRA

A liturgia do II Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios de Deus e para seguir Jesus.

A primeira leitura (1Sm 3,3b-10.19) apresenta-nos a história do chamamento de Samuel. O autor desta reflexão deixa claro que o chamamento é sempre uma iniciativa de Deus, o qual vem ao encontro do homem e chama-o pelo nome. Ao homem é pedido que se coloque numa atitude de total disponibilidade para escutar a voz e os desafios de Deus.

O Evangelho (Jo 1,35-42) descreve o encontro de Jesus com os seus primeiros discípulos. Quem é “DISCÍPULO” de JESUS? Quem pode integrar a comunidade de Jesus? Na perspectiva de João, o discípulo é aquele que é capaz de reconhecer no Cristo que passa o Messias libertador, que está disponível para seguir Jesus no caminho do amor e da entrega, que aceita o convite de Jesus para entrar na sua casa e para viver em comunhão com Ele, que é capaz de testemunhar Jesus e de anunciá-l’O aos outros irmãos.

Na segunda leitura (1Cor 6,13c-15a.17-20), Paulo convida os cristãos de Corinto a viverem de forma coerente com o chamamento que Deus lhes fez. No crente que vive em comunhão com Cristo deve manifestar-se sempre a vida nova de Deus. Aplicado ao domínio da vivência da sexualidade – um dos campos onde as falhas dos cristãos de Corinto eram mais notórias – isto significa que certas atitudes e hábitos desordenados devem ser totalmente banidos da vida do cristão.

Fonte: Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus

Leituras

Naqueles dias:
3bSamuel estava dormindo no templo do Senhor,
onde se encontrava a arca de Deus.
4Então o Senhor chamou: ‘Samuel, Samuel!’
Ele respondeu: ‘Estou aqui’.
5E correu para junto de Eli e disse:
‘Tu me chamaste, aqui estou’.
Eli respondeu: ‘Eu não te chamei.
Volta a dormir!’
E ele foi deitar-se.
6O Senhor chamou de novo: ‘Samuel, Samuel!’
E Samuel levantou-se, foi ter com Eli e disse:
‘Tu me chamaste, aqui estou’.
Ele respondeu: ‘Não te chamei, meu filho.
Volta a dormir!’
7Samuel ainda não conhecia o Senhor,
pois, até então, a palavra do Senhor
não se lhe tinha manifestado.
8O Senhor chamou pela terceira vez: ‘Samuel, Samuel!’
Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse:
‘Tu me chamaste, aqui estou’.
Eli compreendeu que era o Senhor
que estava chamando o menino.
9Então disse a Samuel:
‘Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás:
‘Senhor, fala, que teu servo escuta!’
E Samuel voltou ao seu lugar para dormir.
10O Senhor veio, pôs-se junto dele
e chamou-o como das outras vezes: ‘Samuel! Samuel!’
E ele respondeu: ‘Fala, que teu servo escuta’.
19Samuel crescia, e o Senhor estava com ele.
E não deixava cair por terra nenhuma de suas palavras.
Palavra do Senhor.

R. Eu disse: Eis que venho, Senhor,
com prazer faço a vossa vontade.!


2Esperando, esperei no Senhor,*
e inclinando-se, ouviu meu clamor.
4Canto novo ele pôs em meus lábios,*
um poema em louvor ao Senhor.R.

7Sacrifício e oblação não quisestes,*
mas abristes, Senhor, meus ouvidos;
não pedistes ofertas nem vítimas,*
holocaustos por nossos pecados. R.

8E então eu vos disse: ‘Eis que venho!’*
Sobre mim está escrito no livro:
9‘Com prazer faço a vossa vontade,*
guardo em meu coração vossa lei!’R.

10Boas-novas de vossa justiça
anunciei numa grande assembléia;*
vós sabeis: não fechei os meus lábios!R

Irmãos:
13cO corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor,
e o Senhor é para o corpo;
14e Deus, que ressuscitou o Senhor,
nos ressuscitará também a nós, pelo seu poder.
15aPorventura ignorais que vossos corpos
são membros de Cristo?
17Quem adere ao Senhor torna-se com ele um só espírito.
18Fugi da imoralidade.
Em geral, qualquer pecado
que uma pessoa venha a cometer
fica fora do seu corpo.
Mas o fornicador peca contra o seu próprio corpo.
19Ou ignorais que o vosso corpo
é santuário do Espírito Santo,
que mora em vós e que vos é dado por Deus?
E, portanto, ignorais também
que vós não pertenceis a vós mesmos?
20De fato, fostes comprados, e por preço muito alto.
Então, glorificai a Deus com o vosso corpo.
Palavra do Senhor.

Naquele tempo:
35João estava de novo com dois de seus discípulos
36e, vendo Jesus passar, disse:
‘Eis o Cordeiro de Deus!’
37Ouvindo essas palavras,
os dois discípulos seguiram Jesus.
38Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo,
Jesus perguntou:
‘O que estais procurando?’
Eles disseram:
‘Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?’
39Jesus respondeu: ‘Vinde ver’.
Foram pois ver onde ele morava
e, nesse dia, permaneceram com ele.
Era por volta das quatro da tarde.
40André, irmão de Simão Pedro,
era um dos dois que ouviram as palavras de João
e seguiram Jesus.
41Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão
e lhe disse: ‘Encontramos o Messias
(que quer dizer: Cristo)’.
42Então André conduziu Simão a Jesus.
Jesus olhou bem para ele e disse:
‘Tu és Simão, filho de João;
tu serás chamado Cefas’ (que quer dizer: Pedra).
Palavra da Salvação.

Reflexão

DISCERNIR OS CHAMADOS DE DEUS

A reflexão que segue adiante não se refere exclusivamente aos jovens, nem só a uma “VOCAÇÃO” ou estado de vida. Refere-se a todos os chamados pelo Senhor, em todos os momentos da vida, e provavelmente não somente “UMA VEZ”.

A primeira leitura nos apresenta o jovem Samuel e essa “INQUIETAÇÃO” interior que Deus o faz sentir várias vezes, até obter dele a resposta desejada.

  • Está no Templo, bem ao lado de Deus, “onde estava a arca de Deus”. Como se dizemos “ao lado do Santuário”. Caminhou mil vezes ao redor da arca. Testemunhou muitas cerimonias no Santuário, viu muitas pessoas orando naquele lugar santo… Mas ele “AINDA NÃO CONHECIA O SENHOR, PORQUE A SUA PALAVRA NÃO TINHA SIDO REVELADA A ELE.

É surpreendente que esse jovem, que já havia servido vários anos no Templo, ainda não conhecesse o Senhor. Seus pais o consagraram ao serviço do Templo, gratos a Deus por aquele filho que tanto desejaram. Na linguagem bíblica “CONHECER” indica uma experiência íntima, um abandono convicto e incondicional nos braços do ente querido (e também de Deus), por isso não é tão estranho que Samuel, mesmo servindo no templo do Senhor, não tivesse  tido a experiência pessoal e íntima e, portanto, não tinha dado todo o seu apoio, sua total disponibilidade para colaborar na obra da salvação.

E a razão para esta falta é que ele “DESCONHECE” a Palavra. O que pode significar duas coisas: Que ele ainda não a ouviu, não a leu, não a entendeu… Ou, que não descobriu que esta Palavra “TEM A VER COM ELE” que lhe afeta, que está “VIVA.

Vejamos um exemplo: É como se nós, ouvindo hoje esta primeira leitura, tivéssemos pensado: olha o que aconteceu há milhares de anos! Veja que experiência curiosa o bom e velho Samuel teve! Essas coisas não acontecem hoje! Ninguém ouve as “VOZES” do Senhor. Mas se a Bíblia preservou essa experiência, é para nos iluminar, para nos ajudar a interpretar nossas próprias experiências. Esse não é um caso isolado. Esta “HISTÓRIA” está falando sobre você e eu. E é por isso que dissemos depois de ler a “Palavra de Deus“: Deus nos falou, nós “OUVIMOS” sua voz. Mas talvez nos aconteça como Samuel: não tenhamos sabido entende-la, não nos sentimos citados

  • Samuel está ouvindo um chamado e ainda não descobriu que o chamado é de Deus… e está indo para os lugares errados e com as pessoas erradas. Não vamos pensar que Samuel estava realmente “OUVINDO A VOZ” de Deus. O Autor Sagrado está tentando descrever ou “encenar” uma experiência interna e pessoal… que ninguém mais poderia “OUVIR“.

Quando você está em silêncio no meio da noite, ou em qualquer lugar isolado, sem distrações, na presença de Deus, revendo o que você viu, ouviu, sentiu, no final do dia… você pode “VER” com alguma clareza que “ESTÁ FALTANDO ALGO“, que você não está tranquilo, que você não se sente satisfeito, que você tem que fazer uma mudança, tomar uma decisão, dar um passo específico, que você tem que responder a um pedido, que você está inquieto… como Samuel. E como aconteceu com André ou Pedro: Esperavam e necessitavam algo a mais e diferente do que faziam ou tinham. Não é João Batista, nem se trata de se conformar lançando as redes no Mar da Galileia, como sempre, nem de ir ao Templo… porem eles acertaram com a pessoa e no lugar certo.

Cada qual pode analisar onde está indo para dar resposta a seus chamados internos. Porque talvez estejam nos confundindo sobre pessoas, lugar, ocupação… E Deus nos faz “PERCEBER” que quer de mim outra coisa…

  • Samuel não consegue reconhecer ou encontrar o Senhor por si mesmo. Nem André e seu discípulo amado são capazes de descobrir quem é o verdadeiro e único Mestre por conta própria. Eles precisam de “GUIAS” ou mediadores que tiveram essa experiência. Pessoas que guiam seus passos por caminhos que já percorreram e continuam a percorrer. Em uma palavra: Mestres de vida, pessoas com “EXPERIÊNCIA DE DEUS“. Assim, Eli ensinará a Samuel a atitude de disponibilidade e a maneira de ouvir a Palavra que ele está “OUVINDO”. E João Batista vai convidar dois de seus discípulos a deixarem seu lado para “CONVIVER” com o Senhor por pelo menos um dia. É necessário, portanto, deixar o conforto da “da cama“, do meu barco e das minhas redes, do meu “grupo de sempre“, dos meus costumes e das minhas orações habituais… para encontrar o Senhor… onde está o Senhor, onde Ele “VIVE”, para onde vai, com quem prefere estar.
  • Os chamados, aqueles que já tiveram a experiência de “CONHECER” ainda que seja um pouco a mais, tornam-se “CHAMADORES“. Essa tem sido a tarefa de Elias, João Batista e dos dois primeiros discípulos de Jesus: “ENCONTRAMOS O MESSIAS”… e eles conduziram (a Pedro, neste caso) a Jesus. Eles foram responsáveis ​​por outros encontrarem Deus e responderem a Ele.

Por isso é indispensável que todo cristão fale e compartilhe com outros irmãos sua experiência de ter encontrado o Messias, de ter passado “UM DIA INTEIRO COM ELE”, de ter escutado seu chamado, de ter feito suas renúncias para fazer possível o encontro, de ter sentido como pôs nele seu olhar para lhe encomendar alguma tarefa…

  • Por fim: quero sublinhar que Deus Pai e seu Filho Jesus Cristo “NECESSITAM” sempre de colaboradores em tempo integral para realizar seu projeto de vida. Nem o Pai nem o Filho fazem as coisas sozinhos, e é por isso que continuamente derramam seu Espírito em nossos corações. Quando há tanto o que fazer na Igreja e no mundo, e quando há tantas coisas que não são feitas… não será que não estamos escutando a Palavra, que não socorremos a algum mestre de vida, que não nos levantamos “da cama ”, que não saímos das nossas redes, que não damos a resposta adequada às nossas inquietações interiores…? Cada oração que dirigimos a Deus pedindo algo deve necessariamente ser acompanhada por outra oração: “FALA, SENHOR, QUE O TEU FILHO ESCUTA“, “estou aqui, Senhor, para fazer a tua vontade...”. Porque orar não é esperar que Deus conserte nossas coisas, mas nos colocar em suas mãos para que Ele nos recupere.

Texto: QUIQUE MARTÍNEZ DE LA LAMA-NORIEGA, cmf
Imagem: DWIGHT LONGENECKER
Fonte: Comunidade católica Ciudad Redonda (Missionários Claretianos)