Queridos irmãos e irmãs, segundo São Vicente de Paulo (1581 – 1660), “Depois da Missa, a devoção do terço faz cair sobre as almas mais graças que qualquer outra; e, pelas Ave-Marias, operam-se muitos mais milagres que qualquer outra oração”.
Cada vez mais sentimos que o tempo está passando rápido. Estamos sempre correndo e buscando mais sucesso em nossas carreiras, mais bens matérias, mais informações, notícias, cursos, mais saúde, mais tempo para fazer outras coisas… não que estes temas não sejam importantes, porém mesmo alcançando tudo isso, muitas vezes o vazio, a tristeza, e a falta de paz interior habitam nosso coração e percebemos a necessidade da presença de Deus em nossa vida.
Refletindo sobre esta realidade que afetava vários homens e concluindo que a oração é a melhor forma de harmonizar, equilibrar, de experimentar a presença e o amor de Deus, reconhecendo ainda a dificuldade masculina em expressar seus sentimentos e muitas vezes até por não admitir como rezar, nossa Paróquia há vários anos, deu início ao grupo do Terço dos Homens.
Todas as segundas feiras às 20h, vários paroquianos e convidados, reúnem-se para este momento de fé e oração. Independente do momento e da realidade de vida de cada um, idade ou profissão; pais, filhos, maridos, solteiros, trabalhadores, aposentados, desempregados, empreendedores, homens que servem na igreja ou que não sabem rezar, mas que amam suas famílias, amigos, que dão graças pelo dom de suas vidas; juntam suas vozes e principalmente seus corações para rezarem juntos no Terço dos Homens.
Reunidos pela mesma fé em Jesus e pelo amor à Nossa Senhora, sentem através da oração do Terço, a oportunidade da conversão, da transformação do coração deixando para trás pensamentos, atitudes, vícios e sentimentos que os afastam de uma vida mais próxima de Deus, da Igreja e de suas famílias, tornando-se homens melhores.
Muitos manifestam que seus relacionamentos com esposas, filhos, amigos e companheiros de trabalhotornaram-se mais fraternas e as situações enfrentadas no cotidiano menos tensasapós fazerem parte do grupo e rezarem em comunhão.
Sentem e percebem que rezar é um gesto sincero de amizade e amor para com o Senhor. Que a oração os fortalece e encoraje para enfrentar problemas de qualquer natureza, que os aproxima da vivência dos Sacramentos e principalmente da participação das Santas Missas. Juntos percebem também que a meditação dos mistérios é uma formar de contemplar a vida de Cristo, de evangelizar e ser evangelizado, de partilhar suas vidas e crescer na espiritualidade e no caminho da santificação.
O Terço dos Homens não pode ficar restrito a participação de poucos. Nossa Senhora chama e deseja que cada vez mais outros se juntem para fazer o que ela nos pede em suas várias aparições.
Desta forma, convidamos todos os homens interessados a fazer parte deste momento de proximidade com Deus e deixar que este tempo semanal de oração do Terço, molde, transforme, converta seu coração e sua vida. Não deixe para cuidar de sua vida espiritual relegando-a para segundo plano.
Pedimos também a todas as mães, esposas, filhas, irmãs, amigas, enfim todas as mulheres que incentivem seus filhos, maridos, pais e amigos a participarem conosco da oração do Terço. Muitos homens iniciam ou retornam sua caminhada de fé através desta devoção. Entre as promessas de Nossa Senhora para aqueles que rezam o Rosário, temos: “Socorrerei, em todas as suas necessidades, os que propagarem meu Rosário”.
Esperamos você no Terço dos Homens! Venha rezar conosco!