2º DIA DA NOVENA DE NATAL

NOVENA

PROCLAMAÇÃO DA PALAVRA – Lucas 1,5-25

REFLEXÃO – ESPERAR CONTRA TODA DESESPERANÇA

“Não temas, Zacarias, porque a tua súplica foi ouvida.”

Zacarias é apresentado como um homem justo, com características similares às de Abraão e Sara. O texto descreve a missão de João Batista, que vem preparar o caminho do Senhor Jesus. Dois aspectos se destacam sobre João Batista:

  • Ele recebeu a plenitude do Espírito Santo.

  • Ele encarna o profeta Elias, esperado pela tradição de Israel no final dos tempos como precursor do Messias.

A combinação desses dois elementos indica que estamos adentrando o tempo da salvação definitiva da humanidade. A boa notícia (Evangelho) aproxima-se dos homens por meio de João Batista, que preparará o povo de Israel para a vinda de seu Senhor. Nesta Novena de Natal, o Evangelista Lucas relata o nascimento e a vida oculta de Jesus, começando pela anunciação do nascimento do precursor, João Batista.

Mais uma vez, o Senhor intervém na história humana para mudar a sorte de um casal estéril. Desta vez, é Zacarias quem não acredita. Séculos antes, foi Sara que duvidou quando o Senhor fez a mesma profecia a Abraão. Não se pode censurar a descrença deles, pois sua situação realmente parecia irreversível. Eram anciãos e estéreis; não haviam gerado filhos na juventude, como conseguiriam no final da vida? A descrença não surge da falta de fé em Deus, mas da dificuldade de compreender tamanha graça. Deus, porém, mostra que o impossível para os homens é possível para Ele.

São João da Cruz nos lembra que “de Deus recebemos tanto quanto Dele esperamos.” Assim como os pais de João Batista e os de Isaac “creram contra toda esperança,” os anciãos confiaram plenamente em Deus e foram agraciados.

O texto de Lucas narra o anúncio do nascimento de João Batista, precursor do Messias. Zacarias, no santuário do Senhor, dialoga com o anjo que anuncia o futuro nascimento de um filho que ele terá com Isabel, considerada estéril. Ao questionar o anjo, Zacarias é informado de que ficará mudo, e assim aconteceu, recuperando a fala apenas no nascimento de seu filho. Isabel, por sua vez, escondeu a gravidez por cinco meses.

Senhor Jesus, muitas vezes demoramos a compreender as coisas de Deus. Ajuda-nos a sermos mais rápidos no discernimento e mais atentos às Suas ações. Que possamos aprender com Isabel e Zacarias a esperar contra toda desesperança.

A presença do anjo anuncia o nascimento de João Batista, primo de Jesus Cristo, trazendo alegria e esperança à vida de Zacarias e Isabel. Apesar da tristeza pela esterilidade de Isabel, o milagre de Deus revela que nada é impossível para Ele. A narrativa ensina que devemos confiar plenamente no Senhor, entendendo que, em Seus desígnios, não há limites ou obstáculos.

Zacarias e Isabel, mesmo idosos e sem esperança humana de ter filhos, perseveraram em oração e fé. Suas preces foram atendidas, mostrando que a esperança deve prevalecer sempre em nossas vidas, sem espaço para o desespero.

Que neste segundo dia da Novena de Natal, a esperança renasça em nossos corações. Que, iluminados pela luz da Palavra de Deus, sejamos fortalecidos na fé, no amor e na confiança de que Deus é o Deus do impossível.

O mundo precisa de paz, e nossos corações precisam de amor!