110 ANOS DA CHEGADA DOS CLARETIANOS EM SANTOS (parte II)

ARTIGOS

VII – INÍCIO DAS FESTIVIDADES DOS 110 ANOS DOS PADRES MISSIONÁRIOS CLARETIANOS EM SANTOS
Unidos e felizes, sintamo-nos honrados com a celebração, no dia 19 de julho de 2025, dos 110 anos de fundação do Imaculado Coração de Maria, em Santos. Que cada irmão e irmã se sinta agraciado por Deus ao fazer parte desta maravilhosa e grandiosa história de um templo sagrado, nosso berço de espiritualidade e religiosidade, situado na Avenida Ana Costa, 72/74, considerada uma das mais belas avenidas da cidade de Santos.
São fatos históricos condensados de tudo o que ocorreu ao longo dos séculos XX e XXI. É nosso dever agradecer a Deus, que assiste com misericórdia o seu povo, e reconhecer, como preito de gratidão, aos párocos, vigários paroquiais, religiosos, religiosas, leigos e leigas, que plantaram acolhimento, amor, dedicação, bondade e ensinamentos nestes 110 anos de fundação, administrada por diversos párocos. É uma paróquia de intenso movimento pastoral, com destaque para a vida sacramental.

Menção honrosa ao Padre Sebastiano Franciulli, atual pároco há quatro anos, que lidera uma equipe de sacerdotes com funções bem definidas, trocando experiências, enfrentando problemas e buscando soluções. Na condição de pároco, o Padre Sebastiano cuida da administração financeira e patrimonial, dirige o Conselho Paroquial de Pastoral e acompanha as dimensões da catequese, equipe do dízimo, pastoral social, grupo de coroinhas e outras atividades pastorais.
Ele também é responsável pela liturgia, música, ministros da Sagrada Comunhão e equipe de acolhida. Na parte sacramental, cuida dos sacramentos do Batismo, Eucaristia, Crisma e Matrimônio (incluindo cursos, processos e cerimônias). O Imaculado Coração de Maria possui intenso movimento formado por pastorais, associações, projetos sociais e movimentos espirituais.

O Padre Sebastiano também demonstra zelo e dedicação às pastorais: Catequese, Juventude, Liturgia, Vocacional, Música, Ministros da Comunhão e Pastoral da Saúde. Destaca-se ainda seu esforço junto às famílias, por meio do Encontro de Casais com Cristo, em suas várias etapas.
A paróquia também abriga movimentos espirituais modernos como: grupos de oração carismática, Oficinas de Oração e Vida, SOS Santo Expedito (voltado à arrecadação de alimentos para famílias assistidas), Legião de Maria, Apostolado da Oração, além da Escola da Fé, que oferece formação teológica básica aos leigos. Também realiza eventos sociais como jantares e quermesses, entre outras atividades.

VIII – OS ATUAIS PADRES MISSIONÁRIOS CLARETIANOS EM SANTOS
Vemos, no semblante de cada sacerdote, a pureza de uma alma intensa, a brandura de um coração doce e caloroso. São homens de fé, caráter e nobreza no cumprimento de suas obrigações. São eles: Padre Almir Roberto Borges, vigário paroquial desde 2023, e Padre Reni Bresolin, recentemente chegado em 2025. Ambos, ao lado do pároco Padre Sebastiano Franciulli, trabalham, lutam, rezam, sofrem e nos acolhem com humildade e generosidade, vivendo com discrição.

IX – AGRADECIMENTOS PELA VISITA DA IMAGEM PEREGRINA Nº 3, VINDA DE PORTUGAL
Desejamos, como filhos e devotos da Mãe Santíssima, amar cada vez mais o Imaculado Coração de Maria e comprometer nossas vidas com o anúncio do Reino de Deus. Os festejos alusivos aos 110 anos da Paróquia Imaculado Coração de Maria começaram oficialmente no dia 2 de junho de 2025, com a presença da Imagem Peregrina nº 3, vinda diretamente do Santuário de Fátima, em Portugal.
A imagem permaneceu em Santos até o dia 6 de junho. Nossa gratidão a Sua Eminência, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, que aprovou a vinda da Imagem Peregrina a São Paulo por 66 dias, entre 8 de maio e 13 de julho de 2025.

X – AGRADECIMENTOS PELA VISITA DA IMAGEM PEREGRINA Nº 3, VINDA DE PORTUGAL, A SANTOS

Gratidão ao Frei Jair Roberto Pasquali, Pároco do Santuário de Fátima, na cidade de São Paulo, pela generosidade e atenção com a Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Santos, ao permitir que a Imagem Peregrina nº 3 permanecesse conosco durante os dias 02 a 06 de junho de 2025. A visita foi uma bênção inesquecível e profundamente tocante para todos os fiéis e devotos que participaram das celebrações e momentos de oração.

A presença da Imagem Peregrina fortaleceu a fé da comunidade, renovou esperanças e intensificou o amor à Mãe Santíssima. Foram dias de grande emoção, oração fervorosa, confissões, adorações, missas solenes, terços luminosos, e homenagens. Um verdadeiro retiro espiritual comunitário, que uniu corações e trouxe muitas graças aos paroquianos e visitantes.

Agradecemos também às autoridades civis e religiosas que colaboraram para que tudo ocorresse com ordem, reverência e espiritualidade. Louvado seja Deus por tamanha graça concedida!

XI – ENCERRAMENTO DAS FESTIVIDADES DOS 110 ANOS DA PARÓQUIA IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

A programação das festividades se estenderá até o dia 19 de julho de 2025, data em que se completam oficialmente os 110 anos de fundação da Paróquia Imaculado Coração de Maria, na cidade de Santos. A celebração solene será marcada por uma Missa em Ação de Graças, presidida por autoridades eclesiásticas e com a participação ativa de toda a comunidade.

Haverá, ainda, procissões, apresentações culturais, concertos sacros, encontros de espiritualidade, e uma grande confraternização entre os fiéis. A comemoração pretende ser não apenas uma recordação do passado glorioso, mas também um impulso para o futuro, repleto de esperança e renovado compromisso com a missão evangelizadora confiada à Paróquia.

Roguemos ao Imaculado Coração de Maria que continue intercedendo por todos os que fazem parte desta história viva de fé, amor e serviço. Que o exemplo dos Padres Missionários Claretianos inspire novas vocações e fortaleça cada família na caminhada cristã.

Com gratidão, fé e alegria, celebramos este jubileu com o coração elevado a Deus e confiantes na proteção da nossa Mãe Santíssima.

Parte I