SÃO LOURENÇO

VIDA DOS SANTOS

ORAÇÃO A SÃO LOURENÇO

Onipotente Deus, que ao vosso bem aventurado mártir São Lourenço e destes forças para triunfar sobre as chamas e os seus tormentos, concedei-me que se extingam em mim as chamas de toda a sorte.

Intercedei ó glorioso e corajoso mártir, que mesmo na hora da morte zombaste do vosso carrasco, para que Deus acolha as minhas súplicas, eu que me vejo atormentado e ameaçado pelo fogo do inferno.

Reparti comigo vossa coragem para enfrentar os tiranos, vossa lucidez para encarar os perigos e vossa fé para depositar em Deus vossa vida e vossa alma. Atendei Senhor minha súplica, através da bondosa intercessão do corajoso mártir São Lourenço

Por Cristo, Nosso Senhor, que convosco vive e reina, Amem.!

 

Meus queridos irmãos e irmãs em Cristo, neste dia 10 de agosto nos reunimos para celebrar a vida e o testemunho do inspirador São Lourenço, um diácono e mártir da Igreja, cuja história ecoa através dos séculos. 

São Lourenço nasceu em Huesca, na Espanha, durante o século III, em tempos turbulentos de perseguição aos cristãos. Desde jovem, demonstrou uma profunda fé e um desejo ardente de servir a Deus. Assim, ele se mudou para Roma, onde foi ordenado diácono e ingressou no serviço da Igreja. 

Seu carisma e dedicação logo o destacaram aos olhos do Papa Sisto II, que o nomeou o primeiro diácono de Roma, confiando-lhe a importante responsabilidade de cuidar das finanças e administrar os bens da Igreja. Entretanto, a história de São Lourenço ficou ainda mais marcada por seu coração compassivo e generoso para com os mais necessitados. 

Em uma época de perseguição, o imperador Valeriano ordenou que todos os líderes cristãos fossem presos e suas propriedades confiscadas. Ao ser confrontado pelas autoridades romanas e exigirem que entregasse os tesouros da Igreja, São Lourenço fez uma ousada resposta: ele reuniu os pobres, os doentes e os necessitados e apresentou-os como o verdadeiro tesouro da Igreja. Ele declarou que a verdadeira riqueza da Igreja era o amor, a caridade e a devoção a Deus. 

Essa atitude desafiadora e corajosa custou-lhe a vida. São Lourenço foi condenado à morte pelo imperador e enfrentou seu martírio com uma fé inabalável. Conta-se que, enquanto estava sendo queimado na grelha, ele permaneceu calmo e até mesmo brincou com o carrasco, dizendo: “Vire-me, estou bem assado deste lado”. Sua atitude destemida e alegre na face da morte inspirou muitos a se converterem ao cristianismo. 

A vida de São Lourenço é uma lição para todos nós. Ele nos ensina que a verdadeira grandeza está em servir a Deus e ao próximo, especialmente aos mais vulneráveis. Sua caridade e dedicação aos necessitados nos mostram que a fé deve ser vivida em ação, em amor concreto e solidariedade. 

Quando revisitamos a história, somos convidados a refletir sobre como podemos seguir o exemplo de São Lourenço em nossas vidas diárias. Que possamos ser pessoas generosas, dispostas a compartilhar nossos dons com os outros, e a enxergar o verdadeiro tesouro naqueles que precisam de nosso cuidado e apoio. 

Que a memória de São Lourenço nos inspire a sermos autênticos cristãos, dispostos a enfrentar desafios com coragem e alegria, a viver nossa fé com generosidade e a buscar sempre o bem do próximo. 

Que a intercessão de São Lourenço nos ajude a trilhar o caminho da santidade e do amor, para que, como ele, possamos testemunhar a mensagem do Evangelho em nossas vidas e fazer a diferença no mundo através do serviço ao próximo. 

Que Deus nos abençoe e nos conceda a graça de seguir os passos de São Lourenço, com humildade e alegria no coração. 

Saudações em Cristo!

Texto: DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO
Fonte: CNBB