SÃO JOSÉ

VIDA DOS SANTOS

São José é um santo muito importante na tradição cristã, sendo conhecido como o pai terreno de Jesus Cristo e o esposo da Virgem Maria. Ele é comemorado na Igreja Católica no dia 19 de março, e é também lembrado em outras denominações cristãs.

De acordo com a tradição cristã, São José era um carpinteiro em Nazaré, e foi escolhido por Deus para ser o guardião e protetor de sua família terrena. Ele foi escolhido para ser o esposo de Maria, a mãe de Jesus, e foi um pai amoroso e cuidadoso para o menino Jesus durante sua infância e juventude.

Quando José recebeu a notícia de que Maria estava grávida, sem que ele tivesse tido qualquer participação na concepção, ficou profundamente perturbado. Embora desejasse compreender o mistério divino que envolvia a situação, sabia que só Deus poderia conceder-lhe essa sabedoria. Maria, por sua vez, estava cheia de admiração e humildade diante da graça divina que havia sido derramada sobre ela.

José, como homem justo e temente a Deus, não queria agir precipitadamente, sem antes buscar a orientação divina. Ele orou fervorosamente, pedindo a Deus que o guiasse em seu caminho. E a resposta divina veio, tranquilizando seu coração e confirmando que aquela gestação era fruto do Espírito Santo.

Como Abraão e os patriarcas que o precederam, José esperava ansiosamente pelo cumprimento das promessas de Deus em sua vida. No entanto, o caminho que Deus traçou para ele foi repleto de provações e desafios. Mas José confiou na promessa divina e permaneceu firme em sua fé.

Quando o Filho de Deus veio ao mundo, Ele não nasceu em um palácio ou em uma família rica e poderosa, mas em um estábulo, cercado por animais e humildade. E mesmo quando José e sua família foram ameaçados e forçados a fugir para o Egito, ele não perdeu a fé em Deus. José confiou em sua providência e lutou bravamente para sobreviver em um lugar estrangeiro e hostil. Ele sabia que Deus estava com ele, mesmo quando tudo parecia incerto e perigoso.

A história de José é um exemplo para todos nós de como a fé em Deus pode nos ajudar a superar as dificuldades da vida e a confiar em sua bondade e amor. Que possamos seguir seu exemplo e colocar nossa confiança em Deus, sabendo que Ele é nosso protetor e guia, em todos os momentos.

Embora São José seja mencionado nas Sagradas Escrituras apenas algumas vezes, sua importância como uma figura central na história da salvação é amplamente reconhecida. A devoção a São José cresceu ao longo dos séculos, especialmente a partir do século XV, quando o Papa Sisto IV instituiu sua festa na Igreja Católica.

São José é conhecido como um modelo de virtude para os cristãos, e é invocado como protetor das famílias, dos trabalhadores e dos moribundos. Ele é também considerado o padroeiro da Igreja Católica, e é honrado com muitas igrejas e capelas dedicadas em sua homenagem em todo o mundo.

A devoção a São José tem um significado especial para o Papa Francisco. Ele escreveu uma carta apostólica sobre São José, intitulada “PATRIS CORDE” (“Com um coração de pai”), na qual destacou a importância da figura de São José como um modelo de paternidade e devoção a Deus.

O legado de São José continua a inspirar e guiar as pessoas em sua fé. Peçamos a poderosa proteção do glorioso São José, o homem justo, para nossa família, para conservar o nosso emprego e para que tenhamos gratidão por tudo que recebemos gratuitamente de Deus. São José é o patrono universal da Santa Igreja Católica. Peçamos que ele nos mantenha sempre firmes no maior tesouro que recebemos de nossos pais: a fé católica! Assim São José nos ajude e nos proteja!

Texto: Dom Eurico dos Santos Veloso
Fonte: CNBB