PAPA FRANCISCO: QUANDO VOCÊ COMPARTILHA, DEUS MULTIPLICA

REFLEXÕES

Quando você compartilha, Deus multiplica, disse o Papa Francisco em sua alocação por ocasião do Ângelus deste último domingo, 25 de julho, memória litúrgica de São Tiago Apóstolo.

O Papa enfatizou “a força da gratuidade”, convidando os católicos a colocarem generosamente “o pouco que têm” à disposição “de Jesus e dos irmãos”. Francisco declarou:

“Coragem! Doe o pouco que você tem, os seus talentos e seus bens; coloque-os à disposição de Jesus e dos irmãos. Não tenha medo: nada será perdido, porque, se você partilha, Deus multiplica. Expulse a falsa modéstia de se sentir inadequado: confie. Acredite no amor, no poder do serviço, na força da gratuidade”.

Antes de rezar o Ângelus, o Papa evocou o Evangelho do dia, que tratava do milagre da multiplicação dos pães segundo o relato de São João. Traçando um paralelo com a atualidade, Francisco afirmou que “a multiplicação de bens não resolve os problemas sem uma partilha justa”, o que se reflete “na tragédia da fome que afeta particularmente as crianças”. Ele disse:

“Calculou-se que, todos os dias, no mundo, morrem cerca de 7 mil crianças menores de 5 anos por causa da desnutrição. Porque elas não têm o necessário para viver. Diante de escândalos como estes, Jesus também nos faz um convite, um convite semelhante ao que provavelmente recebeu o menino do Evangelho, que não tem nome e no qual todos nós podemos nos ver”.

O menino em questão é aquele que ofereceu o pouco que tinha: cinco pães de cevada e dois peixes. “É pouco, mas é suficiente para Jesus”, observou Francisco: “Graças a essa pequena oferta gratuita e, portanto, heróica, Jesus pôde alimentar a todos”.

“QUANDO VOCÊ COMPARTILHA, DEUS MULTIPLICA”, o Papa prosseguiu:

“O Senhor pode fazer muito com o pouco que colocamos à sua disposição. Ele pode fazer muito com uma oração nossa, com um gesto de caridade para com os outros, até mesmo com a nossa miséria entregue à sua misericórdia (…). Deus ama agir assim: Ele faz grandes coisas a partir de coisas pequenas e gratuitas”.

Francisco reforçou:

“Todos os grandes protagonistas da Bíblia, de Abraão a Maria, e também o menino citado no Evangelho de hoje, mostram esta lógica da pequenez e do dom: a lógica do dom é muito diferente da nossa. Nós buscamos acumular e aumentar o que temos. Jesus, em vez disso, nos pede para doar, para diminuir. Nós adoramos acrescentar, gostamos de adicionar. Jesus gosta de subtrair, de tirar alguma coisa para dar aos outros. Nós queremos multiplicar para nós. Jesus aprecia quando dividimos com os outros, quando partilhamos. O verdadeiro milagre, diz Jesus, não é a multiplicação que produz glória e poder, mas a partilha, que aumenta o amor e permite que Deus realize maravilhas”.

Ele então finalizou:

“Que a Santíssima Virgem Maria, que respondeu ‘sim’ à proposta inaudita de Deus, nos ajude a abrir o coração aos convites do Senhor e às necessidades dos outros”

Fonte: ALETEIA