O ROSTO DE UM DEUS MISERICORDIOSO, QUE AGE EM TODOS E PARA TODOS

DESTAQUE

Amados irmãos e irmãs em Cristo! A Paz de Jesus!

Quando acreditamos em um Deus que está conosco, vendo nosso sofrimento, certamente nosso coração se enche de alegria, pois vislumbramos novas perspectivas para nossa vida e existência. Esse é o sentimento que Jesus desperta no coração de seu povo. Por isso, Ele ainda hoje nos pede que O recebamos de braços abertos, que gritemos e louvemos o Seu nome, pois Ele nos salvou e nos libertou dos nossos pecados com sua morte.

Quando somos libertos de algo que nos oprime, esses sentimentos e manifestações se apoderam de nós, como aconteceu com o homem cego que foi curado, saiu pulando de alegria e seguiu Jesus. Deus age em todos e para todos. As quedas e tropeços que enfrentamos em nossas vidas nos levam ao exílio, à escravidão e a situações de prostração, mas isso não é o que Deus quer de nós.

Pelo contrário, Jesus quer nos ver como pessoas alegres, esperançosas e cheias de ânimo. Ninguém está isento de quedas, mas é preciso se esforçar para não cair, e, se por acaso cairmos, devemos nos levantar e seguir adiante. Nossos erros e falhas nos fazem cair, nos cegam para as coisas de Deus e nos escravizam. Portanto, é necessário cultivar em nós o desejo de nos libertar daquilo que nos oprime e cega. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, nos ensina Jesus!

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo, Jesus sempre esteve acompanhado por uma grande multidão. E nós, em pleno século XXI, estamos conscientes do que realmente significa segui-Lo? Será que hoje ainda há multidões que seguem Jesus, que se dizem fervorosos cristãos, mas que infelizmente não O seguem com os olhos bem abertos e conscientemente?

É provável que muitos de nós, inclusive este subscritor, sigam Jesus por interesse, como vimos recentemente em uma das leituras dos domingos passados. Porém, Jesus quer que O sigamos de forma consciente, enxergando a realidade e os desafios que o mundo nos apresenta. Pura verdade! Nesse caminhar com Jesus, há os perseverantes, assim como aqueles que ficam à margem do caminho.

Precisamos, portanto, estar sempre atentos e não nos descuidar de nossa caminhada espiritual. Se negligenciarmos nossa vida espiritual, nos tornaremos vulneráveis às coisas do mundo e às situações que nos cegam. Pura realidade! Muitos pensam que enxergam, mas não enxergam. São insensíveis aos sofrimentos alheios, aos clamores dos marginalizados e a muitas outras situações, inclusive à sua própria condição de cegueira.

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo, é a fé que nos cura. A fé é o remédio mais eficaz contra todos os males que nos afligem. Todo aquele que tem fé tem a coragem de se levantar e ir até Jesus para encontrá-Lo. E todo aquele que faz esse encontro nunca mais será a mesma pessoa. Quem se encontra com Cristo O segue sem medo, torna-se Seu discípulo e testemunha a Sua Palavra, anunciando o Seu Evangelho.

Cabe a nós, portanto, despertar nossa fé e nossa esperança para nos livrarmos da cegueira espiritual, do comodismo e das prostrações diante das tentações deste mundo.

Meu irmão e minha irmã, jamais percamos de vista que Jesus vem ao nosso encontro, está conosco e nos defende. Ele sempre nos oferece Sua vida, Seus dons e sacrifícios pelos nossos pecados. A semana tem 168 horas. Dedique apenas uma hora de sua vida semanalmente a Jesus, participando da celebração da Santa Missa dominical. Cada vez que celebramos a Eucaristia ou dela participamos, fazemos a memória de Cristo, por Sua paixão, morte e ressurreição.

O Sumo Sacerdote do Pai deu Sua vida por nós para nos resgatar de nossos pecados e cegueiras, da marginalização, exílio ou prostração. Jesus sente compaixão por todos nós, mesmo que sejamos cegos a Seus ensinamentos, ignorantes, frágeis e pecadores. Ele quer que sejamos Seus discípulos missionários. Tenhamos, portanto, confiança e fé, e sigamos promovendo a vida, construindo um mundo mais justo, fraterno e solidário.

O mundo precisa de paz, e o nosso coração de amor.