NATAL: TEMPO DE BONDADE

NATAL

ALEGREMO-NOS TODOS NO SENHOR.  A alegria invade os nossos corações. Vai nascer o Salvador do mundo, e  descer  do céu a verdadeira paz! Tempo para celebrar a presença de Deus, amigo de toda a humanidade, fonte de vida e de esperança. E como seres humanos precisamos nos reeducar para celebrar o dia de Natal, escondido e esquecido  nas lições do Evangelho de Jesus, e descobrir o verdadeiro e original valor cristão da festa de Natal, ocasião primordial para alimentar e repartir o vinculo de amor  que recebemos de Deus, é a nossa alegria permanente.

O Natal de Jesus só é compreensível dentro do contexto da “BOA NOVA”, ou seja, da mensagem de vida dele: quando quiseres festejar o natal, convida os pobres e os excluídos. Serás feliz, pois os prediletos de Jesus os pobres, os excluídos e marginalizados não poderão retribuir, mas Deus certamente dará a sua graça e retribuirá. Na parte da espiritualidade este “Tempo de Natal ” apresenta o Messias que por meio  de suas obras é fiel, e faz justiça aos que são oprimidos, pois Ele dá alimento aos que são famintos.

Então, experimente presentear neste Natal à criança pedinte, ao homem e mulher que vive na rua, ao idoso pobre, depois faça a festa de Natal  com os  familiares e amigos, e você sentirá que no Natal, Deus está conosco. O que a experiência do dia de Natal nos traz é o que deveria ser o comum e o normal em todos os dias do ano. É o que Deus quer. É também a aspiração profunda da humanidade. Mas infelizmente a nossa realidade é outra. Abramos nossos corações para a vinda, a chegada, a acolhida ao nosso Deus que está para nascer!

Desde o ano de 2.020, todos nós estamos mergulhados nas trevas do pessimismo, de uma angustia que nos corrói por dentro, gerada por toda essa crise que vivemos com a pandemia. Vivenciamos momentos difíceis da história humana, mas não podemos perder a esperança. A incerteza e o medo que a COVID 19 despertou, fazem ressoar o apelo a repensar os nossos estilos de vida, as nossas relações familiares, em todos os  ambientes em que vivemos, mas sobretudo o sentido de nossa existência. Já há algum tempo nos encontramos oprimidos pela impaciência e ansiedade.

O grande presente nós receberemos com o nascimento do Menino Jesus! Então, temos que continuar a dar noticias alegres a todas as pessoas que têm esperança. Este é o espírito do Natal! É a vida que renasce em cada gesto, palavra e sentimento. Viva então este Natal, e que ele seja realmente muito feliz! Natal é a celebração do nascimento do Deus que se fez pobre entre os pobres. Não podemos viver sozinhos, e tudo acontece porque há esperança na humanidade.

É a descoberta que os pequenos fazem de que, na força da união e da solidariedade, o Menino Jesus,  está presente. Natal é alegrar-se porque mesmo nas dificuldades  da luta e do sofrimento a vitória é a certeza maior. Natal é alegria, porque o mundo está nas mãos de Deus. É experimentar a graça do Cristo presente e invadindo e conduzindo a plenitude de todas as coisas. Natal é amar e dar a vida porque Deus nos amou e deu a vida primeira por cada um de nós!

É nosso o desejo que juntos continuemos a caminhar. Mas, é tempo de agradecer!  Gratidão a Deus, para que o ano de 2.022, seja um ano novo cheio de esperança. Independentemente de nossa crença religiosa, possamos viver e reconhecer o Cristo em cada ser humano, para o vermos crucificado nas angustias dos abandonados e dos esquecidos deste mundo, e ressuscitado em cada irmão que se levanta.

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO!