IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA (25 DE JUNHO)

ARTIGOS

Amados irmãos e irmãs em Cristo! A memória litúrgica do Imaculado Coração de Maria é comemorada no sábado seguinte a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que é celebrada na segunda sexta feira, depois da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. É uma invocação mariana e devoção católica, cujo culto liturgicamente  é celebrado, solenemente.

Foi, sobretudo a partir das aparições da Virgem Maria em Fátima, que a devoção tomou grande impulso: a missão especial de Fátima e a divulgação no mundo do culto ao Imaculado Coração de Maria. Celebremos com o ardente desejo de que o nosso coração se torne repleto de amor a Deus e ao próximo. A revelação de devoção reparadora ao Imaculado Coração de Maria começou na segunda aparição da Santíssima Virgem Maria em 13 de Junho de 1.917, em Fátima, Portugal.

Em 1.942, o Papa Pio XII, ordenou que a festa fosse observada em toda Igreja para obter a intercessão de Maria, para a paz entre as nações, e liberdade para a Igreja, à conversão dos pecadores e o amor pela pureza e pelas virtudes e dois anos mais tarde o mesmo Papa Pio XII, consagra o gênero humano do Imaculado Coração de Maria.

No dia 25 de Março de 1.984, o Papa João Paulo II, realizou na Basílica de São Pedro, acompanhado de uma multidão superior a 150 mil devotos, e diante da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda diretamente de Portugal, a solene consagração do mundo do Imaculado Coração de Maria, em união espiritual com os Bispos do mundo inteiro. E o Papa João Paulo II, na ocasião pediu a Nossa Senhora que livrasse a humanidade da fome, da guerra e de todos os males.

Amados irmãos e irmãs em Cristo! Que neste 25 de Junho, possamos meditar e fazer orações a exemplo da Mãe de Deus, para que sejamos instrumentos das graças e benção de Jesus, em favor de nossas famílias. Rezemos também por todos os cristãos, para que sejam firmes na caminhada da fé e busquem servir, com amor e generosidade, os desassistidos das comunidades e da sociedade.

Em nossas orações, rezemos, pela intercessão do Imaculado Coração de Maria, por todos os pais e mães, para que a exemplo de Maria e José, saibam aconselhar os seus filhos e filhas e guiá-los no caminho da justiça, da paz e do amor fraterno.  De tal forma que cada irmão ou irmã  se esforce para realizar o projeto de Deus em nossas famílias e em nossos diversos ambientes da sociedade em que vivemos.

Na solenidade do Imaculado Coração de Maria, celebramos a presença do Verbo que se fez carne e veio morar entre nós. Como o Coração de Maria foi sempre carregado de muito amor, a Mãe de Deus nos ensine a acolher sem cessar o Deus da vida. O Coração de Maria está sempre pleno da presença de Deus.

Que nesta festa da Igreja, dia 25 de Junho, reservada ao Imaculado Coração de Maria, celebremos a memória da Virgem Maria, proclamamos ainda mais a vossa bondade, inspirando-nos no mesmo hino que ela cantou em vosso louvor. Na verdade, fizestes ó Pai, grandes coisas por toda a terra e estendestes a vossa misericórdia a todas as gerações, quando olhando a humildade de vossa Serva, nos destes, por ela, o Salvador da humanidade, vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso.

Ao Deus da Vida, que repartiu com cada um de nós o seu amor, por meio de seu Filho Jesus, nascido de Maria, rezemos para que a Santa Mãe de Deus,  possa interceder  por todos.  Ela que formou a família de Nazaré, Jesus, Maria e José, fortaleça nossas famílias no amor e na convivência fraterna. E ajudai-nos a viver conforme os Vossos desígnios benevolentes. Maria guarda todas essas palavras, meditando-as no seu coração.

Ó Deus que preparastes morada digna do Espirito Santo no Imaculado Coração de Maria concedei que, por sua intercessão, nos tornemos um templo da vossa glória.

O mundo está precisando de “paz” e o nosso coração precisa de “caridade“.

A Paz de Jesus! O Amor Fraternal de Maria!