IMACULADA CONCEIÇÃO

MARIA

Na Solenidade da Imaculada Conceição somos convidados a equacionar o tipo de resposta que damos aos desafios de Deus. Ao propor-nos o exemplo de Maria de Nazaré, a liturgia convida-nos a acolher, com um coração aberto e disponível, os planos de Deus para nós e para o mundo.
A segunda leitura (Efésios 1,3-6.11-12) garante-nos que Deus tem um projeto de vida plena, verdadeira e total para cada homem e para cada mulher, um projeto que desde sempre esteve na mente do próprio Deus. Esse projeto, apresentado aos homens através de Jesus Cristo, exige de cada um de nós uma resposta decidida, total e sem subterfúgios.
A primeira leitura (Gênesis 3,9-15.20) mostra, recorrendo à história mítica de Adão e Eva, o que acontece quando rejeitamos as propostas de Deus e preferimos caminhos de egoísmo, de orgulho e de autossuficiência… Viver à margem de Deus leva, inevitavelmente, a trilhar caminhos de sofrimento, de destruição, de infelicidade e de morte.
O Evangelho (Lucas 1,26-38) apresenta a resposta de Maria ao plano de Deus. Ao contrário de Adão e Eva, Maria rejeitou o orgulho, o egoísmo e a autossuficiência e preferiu conformar a sua vida, de forma total e radical, com os planos de Deus. Do seu “SIM” total, que resultou em salvação e vida plena para ela e para o mundo.

A BENDITA ENTRE TODAS AS MULHERES

Há momentos em que os seres humanos têm um encanto especial: A JUVENTUDE! Eles são seres da primavera. Tudo está revertido de beleza, de inocência, de sonhos. Um anjo ficou chocado ante aquela mulher jovem que encontrou e chamou “Agraciada”, “CHEIA DE GRAÇA“. Parece-nos que a conhecemos, porém Maria segue sendo todo um mistério. Escutemos a Palavra!

A câmera do evangelista quer filmar Jesus, e desde Jesus quer se transladar ao espaço humano no qual sua vida nasceu e germinou. Agora, concentra-se em uma jovem de poucos anos: talvez 14 ou 15. Tem em si o encanto, a beleza e a docilidade da juventude. Porém esta mulher também tem “algo especial”. Graça chama-lhe o evangelista. Encanto, beleza, reflexo divino, que nos poderíamos chamar. Esta mulher está iluminada por Deus, encantadora. O Senhor está com ela. E, portanto, particularmente interessado em tudo o que ocorre com ela. Esta mulher é um das “escolhidas”, “a escolhida” para ser “mãe de Deus”, “MÃE DO FILHO DE DEUS“.

A Igreja também hoje centra sua câmera em Maria e quer rastrear sua vida, até a sua origem. Com a sabedoria que caracteriza uma comunidade de tantos séculos de existência, a Igreja descobre que essa mulher teve uma existência inteiramente protegida pela Graça. Graça agora que a envolve, é “de nascimento”.

Na aparente debilidade da escolhida para ser a mãe de Jesus, se oculta uma mulher forte: a única que venceu o dragão, a besta apocalíptica, a insubornável ante as seduções satânicas, a incorruptível. Falar de Maria, a Imaculada, é descobrir toda a energia de Deus contra o mal, que vive em uma jovem que tem muito futuro, já que tem um esplendido passado.

Hoje descobrimos como nos deixamos corromper facilmente. O mal nos perturba de mil formas e muitas vezes sucumbimos a ele. A memória de Maria Imaculada nos estimula a reconhecer que a vontade de Deus, também para nós, é que sejamos “santos e imaculados em sua presença”. Também nós – se não colocarmos obstáculos – podemos estar envoltos da Graça e Encanto de Deus. É-nos concedida a vitoria contra qualquer tipo de corrupção. O poder do Altíssimo nos pode cobrir com sua sombra e a força de seu Espírito nos é oferecida para vencer. Basta que digamos como ela: FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA!

Fonte: Ciudad Redonda