COMO O TERÇO PODE IMPACTAR POSITIVAMENTE O NOSSO COTIDIANO

CAPELA DE ORAÇÃO

Quando rezado com fé e devoção, o Terço pode ser um farol em nossa jornada em direção à virtude.

O Terço tem suas inquestionáveis qualidades meditativas. E ele também pode trazer um efeito positivo na vida diária das pessoas. Antes de tudo, quando rezamos o Terço com fé, essa devoção nos oferece a oportunidade de conversarmos com Jesus e Maria.

O Pe. John Procter explica este aspecto do Terço em seu livro The Rosary Guide for Priests and People (“O Guia do Rosário para Padres e Leigos”). Diz ele:

“Quando rezamos nosso Rosário com espírito de fé, estamos na presença de Jesus Cristo, não tocando a orla de Sua vestimenta, não nos aquecendo à sombra de Seu Apóstolo, mas falando com Ele, pensando Nele, ouvindo-O, aprendendo Dele, amá-lo e ser amado por Ele em troca.”

Este primeiro aspecto do Terço, portanto, baseia-se na sua capacidade de nos colocar na presença de Jesus e de sua Mãe. Dessa forma, quanto mais tempo passarmos com Jesus e Maria, mais iremos refletir seu amor em nossa vida diária.

REFLEXÃO SOBRE OS MISTÉRIOS DO TERÇO

A segunda razão pela qual o Terço pode ter uma influência positiva sobre nossas vidas tem a ver com a reflexão dos mistérios do Evangelho. Fazemos isso enquanto rezamos o Santo Terço.

O Terço é, portanto,  uma “oração bíblica”. Mergulhando no Evangelho, podemos nos aproximar de Jesus e nos inspirarmos nos acontecimentos de sua vida. Consequentemente, seremos heróis em nossas próprias vidas. Diz o Pe. John Procter:

“Se estamos frequentemente em nosso Rosário, ‘olhando para Jesus, o Autor e Consumador de nossa Fé’, as virtudes de Sua vida se refletem em nossos caminhos…Não podemos pensar na vida e nos caminhos de Cristo com um espírito de fé simples e infantil, sem nos tornarmos mais semelhantes a Cristo, mais simples, mais obedientes, mais pacientes, mais perdoadores, mais ‘mansos e humildes de coração’”.

CONCLUSÃO

Como toda oração, isso tudo só pode acontecer se rezamos o Terço com fé e confiança em Deus. Se for feito por necessidade ou rotina, seu efeito será diminuído. No entanto, quando combinado com a fé, o poder do Rosário pode ter um impacto profundo em nossa vida diária.

Texto: PHILIP KOSLOSKI
Imagem: FRED DE NOYELLE
Fonte: ALETEIA