A PÁSCOA DO SENHOR

ARTIGOS

A semana Santa nos remete aos ensinamentos básicos do cristianismo. Quantas vezes, em todos os anos e em todos os dias, a cena da crucificação de Jesus se repetem. O símbolo da cruz é o sofrimento, e, sobretudo o da sua ressurreição. E São Paulo Apóstolo, nos ensina que sem a ressurreição não há cristianismo. Nunca é demais repetir que muitos seres humanos vêm  Cristo sem cruz, e outros, a cruz sem Cristo.

E Jesus, foi  injustamente condenado, E hoje, seremos capazes de aceitar algum tipo de sofrimento, com serenidade, fazendo disso um ato de amor a Deus? E todos os dias, recebemos uma cruz para levar. Então o amor que devemos colocar em cada ação, será a força propulsora que nos ajuda a não abandonar a nossa cruz a beira do caminho.

Entretanto, é impossível qualquer separação, pois são indissolúveis no mistério da Paixão, que somente pode ser entendido pela nossa fé. Portanto, a  chave para penetrar no simbolismo da semana Santa, é só uma “a nossa fé. Trata-se de uma faculdade que está além do racional. Santo Agostinho sintetizou muito bem esse sentimento quando se recusou a explicá-lo e invocou privilégio de ” crer.”  E viver sem a fé é uma condenação, quase maldição.

A cada ano, as comunidades cristãs celebram com fé durante a semana Santa, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus e procuram reviver a significação do Sacramento do Batismo, pelo qual fomos agraciados com o perdão dos pecados e a vida nova que a Páscoa de Cristo, nos alcançou.

Chegamos  ao final do “Tempo Quaresmal”, iniciamos o Tríduo Pascal em preparação a Páscoa do Senhor. Em uma visão abrangente, a Páscoa do Senhor, vem oportunizar a cada um, para refletir sobre a história de nossa salvação, na esperança da construção de um mundo mais fraterno, solidário e justo, e  renovar  a consciência da própria responsabilidade na promoção humana, conforme as narrativas e exigências constantes no Evangelho de Jesus Cristo. Convertei-vos e credes no Evangelho.

Quantas vezes permanecemos indiferentes diante dos  sofrimentos de alguém que necessita de uma ajuda, e acabamos nos afastamento, ao invés de estender-lhes as mãos. O evangelho alimentará a nossa fé? O amor não é alguma coisa que sentimos, mas algo que fazemos o outro sentir. O Espirito de Deus é a essência maior de todas as coisas. 

A Páscoa do Senhor é o motivo perene da alegria e esperança de seus discípulos e de sua missão no mundo. Jesus veio para revelar ao mundo a misericórdia divina, libertar-nos da maldade e do egoísmo, abrir-nos a vivência do amor de Deus para conosco  e no relacionamento fraterno entre nós.

É preciso que cada um de nós se sinta convocado nesta Páscoa do Senhor, para participar de uma ação que só poderá ser bem sucedida com a efetiva participação de todos. O mundo precisa de Paz! E o nosso coração precisa de caridade

É preciso saber que a morte de Cristo não foi um fim, uma derrota, pois com a sua morte e ressurreição a vida renasceu.

Que neste Domingo da Páscoa, todos possam sorrir, saber e compreender que Cristo venceu a morte, venceu o pecado, venceu o inferno. Então a  morte já não marca para nós o fim de uma carreira, mas o início de uma vida que não terá fim. O Cristo nos ensinou que o sofrimento redime, nos faz mais gente, mais humano e mais divino. 

Feliz Páscoa aos amados irmãos e irmãs, integrantes da “Paróquia Imaculado Coação de Maria”, extensivo a todos que comemoram a Páscoa do Senhor, ouvindo sua Palavra e celebrando seus mistérios ter a firme esperança de participar do seu triunfo sobre a morte e de sua vida em Deus.