110 ANOS DA CHEGADA DOS CLARETIANOS EM SANTOS (parte I)

ARTIGOS

I – OS PADRES MISSIONÁRIOS CLARETIANOS NA ESPANHA
A origem e evolução dos Padres Missionários Claretianos ocorreu em determinado momento do século XIX. O Padre Antônio Maria Claret, movido por seu grande zelo apostólico e pelo desejo de multiplicar o trabalho missionário, uniu-se a cinco outros padres e, com todos partilhando o mesmo ideal, fundaram a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria. O encontro dos padres aconteceu no dia 16 de julho de 1849. Hoje, a congregação está presente em todos os continentes, atuando em mais de 70 países. No próximo dia 16 de julho de 2025, a Congregação completará 176 (cento e setenta e seis) anos de sua fundação.

II – A CHEGADA DOS PADRES MISSIONÁRIOS CLARETIANOS EM SÃO PAULO
Os Padres Missionários Claretianos chegaram ao Brasil e fincaram suas raízes na cidade de São Paulo, no dia 19 de novembro de 1895. Em 19 de novembro de 2025, completarão 130 anos de presença no país, com o intuito de pregar missões populares e promover a evangelização do povo paulista e brasileiro. Os Missionários Claretianos têm, na Igreja, como missão: Suscitar e consolidar a unidade dos crentes, quer convertendo os homens a Deus pela fé, quer renovando sua vida em Cristo, empregando todos os meios possíveis, pois a oração é um instrumento para a construção de um mundo mais humano, justo, fraterno e solidário.

III – O SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET
Em 7 de maio de 1950, o Padre Antônio Maria Claret foi canonizado pelo Papa Pio XII. Humilde na origem e glorioso aos olhos do mundo; pequeno de corpo, mas gigante de espírito; de aparência modesta, porém plenamente capaz de impor respeito, inclusive aos poderosos da terra. Santo Antônio Maria Claret foi uma pessoa de caráter forte e doce suavidade; caluniado e admirado; festejado e perseguido; ferrenho defensor dos pobres e oprimidos.

IV – ATUAÇÃO DOS PADRES MISSIONÁRIOS CLARETIANOS EM SÃO PAULO
É necessário registrar a importância histórica da atuação de Dom Duarte Leopoldo e Silva, Bispo de São Paulo, nomeado em 1908 pelo Papa Pio X, quando elevou São Paulo à condição de Província Metropolitana Eclesiástica, sendo seu primeiro Arcebispo Metropolitano. Durante seu governo, no dia 19 de julho de 1915, foi criada a Paróquia Imaculado Coração de Maria, na cidade de Santos, Estado de São Paulo.
Ser agradecido é ser cristão de fato. É saber louvar a Deus, que enviou seu Filho Jesus para nos salvar. Jesus precisa ser encontrado, amado, adorado, seguido e anunciado. Existimos porque somos amados e criados por Deus. E o dom da vida é a razão da nossa alegria.

V – A CHEGADA DOS PADRES MISSIONÁRIOS CLARETIANOS À CIDADE DE SANTOS, NO DIA 19 DE JULHO DE 1915
O Imaculado Coração de Maria é uma das maiores paróquias da Diocese de Santos. Está localizada no bairro da Vila Mathias, uma região eminentemente comercial, repleta de hospitais, escolas municipais e estaduais, universidades públicas e privadas, sindicatos, lojas, restaurantes, igrejas, entre outros prestadores e colaboradores de serviços. É um bairro muito populoso e de gente verdadeiramente religiosa, consequência da fé cultivada pelas famílias.
Em 1915, seus benfeitores eram, em sua grande maioria, espanhóis e portugueses. Em 19 de julho de 2025, a paróquia completará 110 anos de fundação.
Para os Padres Missionários Claretianos, liderados pelo Padre Raimundo Genover em 1915, qual teria sido o significado do início de sua construção? Quais foram as maiores dificuldades encontradas pelos sacerdotes? Quais os principais desafios e objetivos? Como foi trabalhar em uma realidade totalmente nova para a Congregação? A chegada da Congregação abriu novas perspectivas e deu novo impulso ao atendimento pastoral da Igreja Católica na cidade de Santos? O povo, no ano de 1915, solicitava a presença dos Padres Claretianos em Santos, vindos da cidade de São Paulo?

VI – O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DOS PADRES MISSIONÁRIOS CLARETIANOS EM SANTOS
O Imaculado Coração de Maria é uma igreja muito procurada e frequentada, inclusive por irmãos e irmãs vindos de outros bairros e cidades. Crianças, adolescentes, jovens, viúvas e viúvos, senhoras e senhores, casais e famílias se reúnem e participam ativamente da vida comunitária.
Suas estruturas pastorais funcionam com eficiência. Nestes 110 anos de existência, foram celebradas aproximadamente 85 mil Santas Missas e realizados milhares de sacramentos de iniciação à vida cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma).
Interessante registrar que, em seus arquivos, consta o primeiro casamento celebrado no dia 19 de agosto de 1915, tendo como noivos Ressurreição Alves e Carlos Fonseca, com a participação do Padre Raimundo Genover na cerimônia.

Parte II