Últimas
Noções básicas de segurança na Internet para os filhos
Uma pergunta que atormenta muitos pais hoje: como tornar mais segur
Festa do Batismo do Senhor (Ano C)
A liturgia deste domingo tem como cenário de fundo o projeto salva
O dízimo não é uma prática filantrópica
O dízimo não deve ser uma prática filantrópica, mais um gesto
A Água e o Batismo
O Batismo é, sem dúvida, o sacramento de que mais fala o Novo Tes
Mais Lidas

Destaque

Próximos Eventos

Qui Jan 24 @ 3:00PM -
Terço da Misericórdia
Qui Jan 24 @ 8:00PM -
Grupo de Oração
Qui Jan 31 @ 3:00PM -
Terço da Misericórdia
Qui Jan 31 @ 8:00PM -
Grupo de Oração
Qui Fev 07 @ 3:00PM -
Terço da Misericórdia

Pastoral da Comunicação

1. Considerações Iniciais 
   A Pastoral da Comunicação é o conjunto de ações realizadas dentro de uma  comunidade eclesial. É a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e de manifestações das pessoas no interior da comunidade ou da comunidade para o mundo que o rodeia. É a pastoral da valorização das expressões da cultura humana. 



   O ponto unificador e central desta pastoral é Jesus Cristo. Jesus se comunica através de parábolas, partindo de fatos da vida, conhecidos por todos, para transmitir idéias, despertar adesão e provocar transformação da realidade. Existe, sem dúvida, muita dificuldade em se aceitar a existência de uma Pastoral da Comunicação, uma vez que todos os agentes de pastoral, enquanto informam e persuadem, são, por definição, comunicadores. Por outro lado, não é uma pastoral a mais no universo de pastorais de uma paróquia, mas aquela que integra todas as demais.

   O modelo da Pastoral da Comunicação deve ser participativo e circular, isto é, a palavra pertence a todos. A Pastoral se torna deste modo um espaço de vivência e exercício das relações comunitárias. Pois onde somente uma pessoa domina o conteúdo, o código, o meio, não há comunicação.

   Concluindo, a Pastoral da Comunicação se caracteriza por ser uma pastoral que possui uma vida integrada, participativa, estratégica e aberta à avaliação e à celebração. Afinal “Jesus é a Palavra de Deus que se fez carne e veio morar no meio de nós” (João 1,14). Supremo comunicador do Pai optou por um processo inculturado e dialógico de comunicação, que se apresenta como um modelo básico para os projetos de comunicação de sua Igreja.


Frei Edgar Alves Pereira, OFM

 

2.Definição da Pastoral da Comunicação

Conceito 
   Conjunto de ações realizadas dentro da comunicação eclesial. É a pastoral do ser/ estar em comunhão/ comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos da comunicação. Não é uma pastoral a mais, mas aquela que integra todas as demais pastorais.


Objetivos
 •  Evangelizar através da comunicação, tornando presente os valores da mensagem de Cristo nos meios de comunicação social;
 •  Através de meios de comunicação manter os fiéis informados de tudo que acontece na Comunidade e;
 •  Fazer a divulgação dos eventos e festas que acontecem na Comunidade.


Como atingir os objetivos  
  Conforme João Paulo II: "Evangelizar é comunicar".
  A Pastoral deverá trabalhar a notícia relacionada aos trabalhos da Comunidade Paroquial, divulgando-a no âmbito interno e externo da Paróquia, com o objetivo de levar ao conhecimento público o que a nossa Igreja católica vem realizando em prol da Evangelização na busca do Reino de Deus. Fator imprescindível para a convivência com as adversidades do mundo causadas pelo próprio homem.
  • Divulgação interna é destinada a atingir a Comunidade Paroquial, através dos nossos murais expostos na Igreja.
  • Divulgação externa ficará por conta do nosso site e do jornal de circulação mensal.


3.Considerações finais
  Os objetivos da “Comunicação” somente poderão ser alcançados com a participação das Pastorais e Movimentos, que deverão informar aos componentes da Pastoral da Comunicação quais os eventos que serão realizados,


  Dar sugestões, fornecer artigos para publicação, fotos de eventos realizados, também serão muito bem aceitos. Nas considerações iniciais dissemos: Pois onde somente uma pessoa domina o conteúdo, o código, o meio, não há comunicação.

 

Hoje a Pastoral da Comunicação conta com a coordenação do Padre Claudio Scherer e da Maria Isabel Soares Noronha (Bebeca) e com:

 • Claudio Carvalhinho

 • Emerson Chaves

 • Leopoldo Figueiredo

 • Vinícius Vaz

 

Para entrar em contato conosco basta enviar um email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

: