Últimas
Quarta-feira de Cinzas da Quaresma
Iniciamos hoje a Quaresma, que é tempo de escuta da Palavra, de or
MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA A QUARESMA DE 2020
Queridos irmãos e irmãs! O Senhor concede-nos, também neste
Quaresma e Campanha da Fraternidade 2020
Quaresma, tempo de preparação para a festa da Páscoa, é ocasiã
VII Domingo do Tempo Comum (Ano A)
A liturgia do convida-nos à santidade, à perfeição. Sugere que
A “QUERIDA AMAZÔNIA” fala da integração social
Na exortação apostólica “QUERIDA AMAZÔNIA”, fala o Papa Fra
Mais Lidas

Destaque

Próximos Eventos

Ter Mar 03 @12:00AM
Aniversário do Pe. João

Quaresma e Campanha da Fraternidade 2020

Quaresma, tempo de preparação para a festa da Páscoa, é ocasião favorável para revisar a vida e corrigir os rumos da caminhada cristã. Como em outros anos, a Igreja lança a Campanha da Fraternidade que auxilia a viver o espírito da Quaresma. O tema da CF 2020 é “FRATERNIDADE E VIDA: DOM E COMPROMISSO”. O lema é: “VIU, SENTIU COMPAIXÃO E CUIDOU DELE”. A seguir proponho alguns pontos de reflexão que podem ser encontrados no Texto Base da CF.

O PRÓXIMO – Um doutor da lei pergunta: quem é o meu próximo? E Jesus responde narrando a parábola do Bom Samaritano. A parábola inverte a pergunta. Não se trata tanto de saber quem é o próximo, mas ser o próximo de quem se encontra em necessidade. Não basta ter um conceito e manter-se indiferente, como o sacerdote e o levita da parábola. Para ser próximo do outro é preciso ter compaixão. “PROXIMIDADE, AFINIDADE E SERVIÇO”, segundo Papa Francisco, são os critérios para a ação pastoral.

A partir das atitudes do Bom Samaritano é possível estabelecer um programa quaresmal com os seguintes passos.

1) Dedicar-se à escuta da Palavra que converte o coração;
2) Ter verdadeira atenção para com o outro;
3) Romper com a indiferença frente ao sofrimento do outro;
4) Ser disponível para o serviço.

A Quaresma é um caminho que conduz à vida nova revelada na Páscoa. Este caminho pede jejum, oração e esmola. O JEJUM ajuda a esvaziar-se de si e abrir-se ao outro. A ORAÇÃO é aproximação, nova relação, ocasião em que se é tocado pelo amor de Deus. A ESMOLA é partilha de vida, cuidado amoroso; é encontro com o próximo é exercício do compromisso. Para o outro, o próximo é cada um de nós.

Quaresma é tempo de exercitar o olhar. Olhar é interessar-se pelo outro e pelo mundo em que se vive. É tempo de evitar o olhar que expressa indiferença, ódio, desprezo, tristeza, maldade, mentira. É importante aprender a ter o olhar do Bom Samaritano: olhar com interesse, com alegria, com esperança, com confiança, com compaixão, com perdão e verdade.


Dom Wilson Tadeu Jönck

Arcebispo de Florianópolis

: