Últimas
XII Domingo do Tempo Comum - 'A'
As leituras deste XII Domingo do Tempo Comum põem em destaque a di
As 12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus
Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influê
24 de junho - Festa de São João Batista
Nestes dias o povo brasileiro festeja, com exuberância de folclo
Nossa Senhora de Fátima
Venerada com fervor no mundo inteiro, Nossa senhora de Fátima é
XI Domingo do Tempo Comum – Ano A
Neste XI Domingo do Tempo Comum, a Palavra que vamos refletir recor
Mais Lidas

Destaque

Próximos Eventos

Qui Jun 29 @ 3:00PM -
Terço da Misericórdia
Qui Jun 29 @ 8:00PM -
Grupo de Oração
Qui Jul 06 @ 3:00PM -
Terço da Misericórdia
Qui Jul 06 @ 8:00PM -
Grupo de Oração
Qua Jul 12 @ 8:00PM -
Terço dos Homens

Santo Expedito - Santo das horas difíceis


A história e a tradição dizem que Expedito, em latim significa diligente, zeloso, ligeiro, vivo, enérgico, espontâneo, independente, armado levemente e sempre preparado para entrar no combate.

Como pessoa humana, Expedito foi chefe da décima segunda legião romana, denominada Fulgente, nome que mereceu em memória de uma difícil ação militar, enfrentada com admirável e heróica coragem por soldados cristãos, sendo sua principal e fundamental função de defender e proteger com rigor as fronteiras orientais contra os ataques dos povos asiáticos, incessantes e constantes invasores do Império Romano.

Como mártir da Fé, Expedito foi decapitado e morreu no dia 19 de abril do ano 303. De forma cruel e feroz, os seus algozes cortaram a sua cabeça. Durante a sua vida, Expedito desempenhou fielmente todos os seus deveres para com Deus, com o próximo e para com si mesmo. Fiel sempre a seu lema:

“HOJE” – ofereço minha prova de fidelidade e coragem. ”AMANHÔ – será minha vitória plena e fulgente.

Na representação gráfica de Santo Expedito, destaca-se em sua mão direita a cruz, gesto que nos lembra as palavras de Jesus que encontramos no Evangelho. “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e siga-me“.

Para a verdadeira paz e felicidade não há outro caminho senão a  via da santa cruz, simbolizada pela fé, esperança e amor.

Na cruz de Santo Expedito, encontramos a palavra “hoje” que exterioriza a disponibilidade do cristão autentico a permanecer fiel a sua religião e seus compromissos assumidos pelo batismo, confirmação, ordem e matrimônio.

Santo Expedito calça com o pé um corvo que, antes de morrer lança seus últimos “crás”, palavra de origem latina, que significa “amanhã”.O demônio, como um corvo voraz está a todos nos tentando para deixar a obra de nossa conversão e salvação para amanhã.

Nós podemos, imitando Santo Expedito, combater o inimigo de nossa alma e invocar a misericórdia divina, lembrando que a nossa proteção está em nome do Senhor que fez o céu e a terra.

Assim, como soldados de Cristo podemos merecer a palma da vitória, convidados a esta luta pelas palavras do apóstolo Paulo: “ Portanto, ponde-vos de pé e cingi os vossos rins com a verdade e revesti-vos da couraça da justiça e calçai os vossos pés com a preparação do Evangelho da paz, empunhando sempre o escudo da fé, com o qual podereis extinguir os dardos inflamados do maligno.

Santo Expedito, é o padroeiro da juventude, é o protetor dos soldados e viajantes, é o mediador em processos. Nas horas difíceis socorre os aflitos e os desesperados. É o santo que nos auxilia sempre nas causas urgentes e imediatas.


 

: